Porto Alegre inicia aplicação de vacinas bivalentes nesta quarta-feira

Porto Alegre inicia aplicação de vacinas bivalentes nesta quarta-feira

Imunizante protege contra a variante original e cepas mais agressivas do coronavírus

Correio do Povo

Vacina bivalente se diferencia da monovalente pela tampa de cor cinza

publicidade

Começa na quarta-feira em Porto Alegre a imunização de residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) com a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. Na manhã desta segunda-feira, a primeira remessa das vacinas, de 4.512 doses, foi distribuída pelo governo do Estado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Capital. A bivalente protege tanto para a variante original do coronavírus, quanto em suas variantes mais agressivas, a exemplo da ômicron.

Ao todo, o público estimado elegível ao recebimento da primeira leva da vacina na Capital é de 8,4 mil pessoas, porém elas serão aplicadas no grupo prioritário conforme o recebimento das doses. Na sequência, serão imunizadas pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, o imunizante será aplicado em pessoas de 60 a 69 anos, depois gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, nesta ordem.

Para outros públicos, ainda não há data. Pode receber a vacina bivalente quem tiver concluído o esquema primário, ou seja, ao menos duas doses, do imunizante monovalente, sejam elas uma dose da vacina Janssen ou duas da Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca. O intervalo mínimo entre a segunda dose da vacina monovalente e a bivalente deve ser de quatro meses.

Quem não faz parte dos grupos prioritários deve concluir a imunização com doses monovalentes. Na Capital, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 89,5% da população já havia tomado, hoje, ao menos uma dose e 63% estava com o esquema vacinal completo. No entanto, 25,4% dos moradores estavam com a 3ª dose em atraso, enquanto 37,6%, com a 4ª dose em atraso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895