person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre já teve mais de 3 mil casos autóctones de dengue este ano

Boletim da Vigilância Epidemiológica aponta 3.218 casos da doença; 3.078 foram contraídos no município

Na Capital, 69 agentes de combate às endemias atuam em ações contra dengue | Foto: Guilherme Almeida

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 3.218 casos confirmados de dengue em Porto Alegre neste ano até esta segunda-feira (3). Do total, 3.078 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 4.941. A porcentagem de casos confirmados em relação às notificações está em 65%. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS.

O mesmo balanço indica 1.047 suspeitas descartadas, 542 casos apresentam classificação final inconclusiva e 134 suspeitas seguem em investigação. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023 até o momento, mesmo número registrado em todo ano de 2022.

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica 26 (25/6 a 1/7). É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Desde o início do ano, de acordo com dados do boletim, foram notificadas 5.318 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, sendo 4.941 de pessoas residentes da Capital. Esse dado também pode ser revisado, pois o Sinan segue em constante atualização pela vigilância epidemiológica da DVS. Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim indica infestação alta em 18 bairros dos 46 monitorados com armadilhas. Os demais registraram infestação moderada ou baixa.

Correio do Povo