Prefeitura entrega 12 novas ambulâncias para a frota do SAMU

Prefeitura entrega 12 novas ambulâncias para a frota do SAMU

Com a aquisição, a frota de 18 veículos passa a ter 10 carros reservas

Vitória Miranda

SAMU terá 10 carros na frota reserva, que receberá manutenção preventiva para seguir à disposição da população.

publicidade

A prefeitura entregou 12 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) de Porto Alegre. O ato simbólico de apresentação dos veículos foi nesta segunda-feira, às 14h, em frente ao Paço Municipal. As novas ambulâncias substituirão parcialmente a frota atual, que é composta por 18 veículos. Com isso, 12 carros serão trocados e o SAMU passará a ter 10 viaturas reservas.

Adquiridos com recursos próprios do município, por meio do programa Agiliza Saúde, a Prefeitura também investiu em equipamentos como ultrassom com inteligência artificial, videolaringoscópio, monitor multiparâmetro e compressores mecânicos. Conforme informações da secretaria municipal da Saúde, o investimento médio por viatura, incluindo equipamentos, foi de R$ 400 mil reais.

De acordo com o Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), Fabiano Barrionuevo, os compressores mecânicos são responsáveis por um aumento de sobrevida nos pacientes de 12% para 22% e estarão presentes em todas as ambulâncias. “Somos o único SAMU do Brasil que possui esse equipamento em todas as ambulâncias”, ressaltou. Somente este equipamento custa em torno de R$ 100 mil reais.

Segundo Ritter, os 10 carros antigos da frota reserva receberão manutenção periódica preventiva para seguirem à disposição da população. Ele afirmou ainda que desde 2017 o SAMU não recebia carros novos e que esses recursos costumam vir do Ministério da Saúde, mas devido à necessidade identificada, a secretaria da Saúde solicitou a compra ao prefeito Melo.

“Temos uma quantidade grande de ambulâncias, mas muitas delas são velhas, aí custa muito caro para arrumar, demora. Queria comprar um pouco mais, mas o dinheiro não dá para tudo”, explicou Melo.

Novas ambulâncias devem ser usadas no transporte de pacientes da Capital para o Interior

Devido à recente crise no sistema de saúde da Capital, que tem hospitais operando com superlotação, as novas ambulâncias do SAMU devem ajudar no transporte de pacientes para o interior.

“Essas novas ambulâncias estamos colocando à disposição do Governo do Estado para contra referenciar pacientes que estão superlotando a nossa Capital e que infelizmente muitos prefeitos só trouxeram, mas muitos tem dificuldade até de receber de volta. Porto Alegre é solidária, a dor não tem fronteira, mas a rede estadual superlotou a nossa Capital”, disse Melo.

“A ambulância que estiver disponível vai ser deslocada, se tiver que colocar uma equipe extraordinariamente, a gente faz”, complementou Ritter. O SAMU já está contribuindo nesse deslocamento e esteve envolvido durante o final de semana para atender a demanda.

Até o momento, o SAMU da Capital já transferiu 8 pacientes para o interior, e outros 9 pacientes foram transportados por veículos dos municípios de origem. Ao todo, são mais de 140 pacientes que podem ser transferidos. A prefeitura busca transferir pelo menos 30 pacientes neste primeiro momento.

“Essa força tarefa não pode ser só de Porto Alegre. O Estado tem que colocar ambulância também, os outros municípios também têm ambulâncias. Além de receber pacientes em excesso, vamos ter que arcar com todo o custo? Isto não está correto ", pontuou o prefeito Melo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895