Professores começam a ser vacinados contra a gripe em Porto Alegre

Professores começam a ser vacinados contra a gripe em Porto Alegre

Doses trivalentes protegem contra as cepas da influenza A (H1N1), A (H3N2) e B

Felipe Faleiro

Público que passa a ser elegível é de 14,4 mil pessoas em Porto Alegre, segundo SMS

publicidade

Começou nesta sexta-feira a vacinação contra a gripe de professores moradores da Capital em todas as unidades de saúde de Porto Alegre. As doses são as trivalentes, que protegem contra as cepas da influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, e produzidas pelo Instituto Butantan. A campanha geral de imunização iniciou no último dia 10 em todas as unidades de saúde. Na Capital, conforme o Núcleo de Imunizações da Vigiliância Epidemiológica, o público elegível é de 14.423 pessoas.

No primeiro dia, o movimento na Posto de Saúde Modelo, bairro Santana, foi moderado, e mais concentrado no início da manhã. A docente Nara Santos, que trabalha na rede pública, compareceu à imunização por volta das 9h30min. Ela comemorou a iniciativa de colocar os professores entre o público prioritário das vacinas. “Tenho visto inclusive muitos alunos resfriados, então a gripe é assim, acaba atingindo a todos. Porém, sinto que não houve tanta divulgação”, salientou ela.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que a imunização segue para os demais públicos que já poderiam recebê-la: idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e ainda com deficiência permanente a partir de seis meses de idade.

A meta da SMS é atingir 90% de cada grupo até o final da campanha, marcado para 31 de maio, e que, na Capital, soma mais de 717 mil pessoas. Para os professores, é preciso apresentar documento que comprove vínculo ativo na profissão, seja em creches, pré-escolas, colégios do Ensino Fundamental, Médio, profissionalizantes e EJA, ou Ensino Superior, das redes pública ou privada. Cada unidade tem horário variado de funcionamento, e mais grupos prioritários serão incluídos no esquema de vacinação conforme a Prefeitura de Porto Alegre receber mais doses.

Ainda de acordo com a SMS, a Capital já havia aplicado mais de 101 mil unidades da vacina contra a gripe desde o começo da campanha até ontem. Do total, 88,9 mil haviam sido pessoas acima de 60 anos, primeiro entre todos os grupos a receber as doses. Até o momento, a secretaria calcula que 17,1% dos grupos de riscos se vacinaram, índice considerado baixo. “Como a vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, diz o diretor da Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Fernando Ritter


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895