Projeto promove ação de valorização da saúde mental na estação de trem de Novo Hamburgo

Projeto promove ação de valorização da saúde mental na estação de trem de Novo Hamburgo

"Cantinho do Desabafo" realizou atendimentos individualizados aos usuários do transporte

Correio do Povo

Atendimento é gratuito

publicidade

A Estação Novo Hamburgo da Trensurb, na região do Vale do Rio dos Sinos, recebeu na manhã deste sábado, entre 10h e 12h, a ação Vida sobre Trilhos do projeto Help. Cartas com mensagens de superação foram distribuídas aos usuários que embarcavam ou desembarcavam no metrô, sendo colocadas também à disposição nos corrimões dos acessos. Já no Cantinho do Desabafo havia atendimento individualizado.

“A receptividade do pessoal foi muito boa”, avaliou um dos voluntários presentes, Luiz Fernando Lawall Haas. “Nosso intuito é ajudar pessoas que passam por aqui e que estão com depressão, sofrendo com ansiedade e crise de pânico. São pessoas que estão precisando de ajuda”, explicou.

“Entregamos primeiro a cartinha e se a pessoa quiser conversar, quiser contar o problema dela, aí nós sentamos com ela no Cantinho do Desabafo”, destacou Luiz Fernando Lawall Haas. “Ajudamos ela aqui mesmo, se a pessoa tem tempo”, acrescentou.

“Muitos passam correndo e a gente entrega a carta, mas não tem tempo para conversar”, constatou, esclarecendo que as pessoas fazem contato no mesmo dia ou depois. Ele disse que as cartinhas são entregues aos usuários de qualquer idade. “A gente tem o intuito de ajudar a todos”, assinalou.

Luiz Fernando Lawall Haas afirmou ainda que o projeto Help também acontece em outros locais. Em Novo Hamburgo, por exemplo, as praças e as passarelas sobre as vias públicas e rodovias também merecem a atenção, pois registram casos de suicídios. Ele agradeceu a parceria com a Trensurb, que começou em outubro do ano passado e já alcançou mais de 6 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem.

As novas edições estão previstas para o próximo dia 18, na Estação Mathias Velho, de Canoas, e no dia 25 deste mês, na Estação de Sapucaia do Sul. O projeto Help também atende pelo telefone nacional (11) 4200-0034 e está ainda no Instagram @help.fju e no site projetohelp.com.

O objetivo do Help, que conta com o trabalho e dedicação de voluntários, é apoiar e oferecer auxílio a pessoas que passam por problemas como depressão ou ansiedade, entre outros problemas e transtornos emocionais. Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Já Porto Alegre lidera também o ranking das capitais com mais pessoas depressivas: 17,5% dos adultos, de acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde. 

Conforme a coordenação do projeto Help no Rio Grande do Sul, esses fatores estimulam os participantes a prestar serviços à comunidade, seja ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida, ou amparar aquelas pessoas que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. Lidando com temas muitas vezes vistos como tabu na sociedade, o grupo busca realizar um trabalho social, apresentando meios para que as pessoas superem seus problemas e, com isso, possam ter motivação a fim de reconstruir a qualidade de sua saúde mental.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895