Recém-nascidos da UTI Neonatal ganham redes de descanso que imitam ambiente uterino

Recém-nascidos da UTI Neonatal ganham redes de descanso que imitam ambiente uterino

Objetivo é proporcionar conforto e acolhimento durante o período crítico de internação

Fernanda Bassôa

publicidade

Recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Centenário, em São Leopoldo, estão sendo submetidos a uma experiência um tanto curiosa a nada convencional, porém bastante eficaz. A instituição iniciou nesta semana a aplicação das primeiras redes de descanso junto aos bebês, com o objetivo proporcionar conforto e acolhimento durante o período crítico de internação.

As redes de descanso são projetadas para simular o ambiente uterino, oferecendo aos recém-nascidos uma experiência semelhante à que eles teriam dentro do útero materno. Elas são suspensas e levemente balançadas, proporcionando um movimento suave e rítmico que imita o balanço do líquido amniótico.

O movimento tranquilizador pode ajudar a regular o sistema nervoso do bebê e reduzir a agitação, promovendo o sono e o descanso necessário para seu desenvolvimento. Além disso, o uso de redes de descanso pode contribuir para a prevenção de algumas complicações frequentes em prematuros, como a síndrome do desconforto respiratório e as deformidades ortopédicas, pois permite que os bebês adotem uma posição mais natural e confortável.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, diz que as redes são benéficas para o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos pacientes. “Sabemos que o ambiente de UTI pode causar estresse nos bebês. E a implementação das redes vem como um reforço importante no sentido de proporcionar o melhor ambiente possível para o crescimento e recuperação dos recém-nascidos". 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895