Restrição de atendimentos na UPA Moacyr Scliar frustra pacientes em Porto Alegre

Restrição de atendimentos na UPA Moacyr Scliar frustra pacientes em Porto Alegre

Limpeza do ar-condicionado restringe procedimentos até quinta e faz com que população precise procurar outros locais

Felipe Faleiro

Placa em frente à UPA informa do fechamento temporário do local para limpeza

publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, no bairro São Sebastião, na zona Norte de Porto Alegre, está fechada desde o começo da manhã de hoje para o atendimento de pacientes sem risco de morte, em razão da limpeza agendada do sistema de dutos de ar-condicionado. Mesmo com a restrição, os efeitos desta medida, prevista para encerrar às 19h da próxima quinta-feira, foram percebidos pela população, que mesmo assim procurou o local em busca de consultas médicas.

O local é mantido pela Prefeitura e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Nas primeiras horas do dia, o movimento não era intenso. O portão estava fechado e havia uma placa em frente a UPA informando do fechamento e a necessidade de deslocamento para outras unidades, como a Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, que também atende casos graves e de emergência.

Um casal, que não quis gravar entrevista, foi visto descendo de um táxi hoje pela manhã e recebendo a orientação dos funcionários a procurar outro local, retornando em seguida a ele. Os poucos pacientes que chegaram em seguida, alguns idosos, fizeram o mesmo. De acordo com a Prefeitura, a limpeza atende a uma norma da Vigilância Sanitária sobre manutenções periódicas, reduzindo a circulação de partículas contaminantes e micro-organismos no ar. 

A orientação, conforme a Administração, é que a comunidade busque uma das 132 unidades de saúde existentes em Porto Alegre, sendo 16 delas com funcionamento até as 22h. São elas Belém Novo, Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, Moab Caldas, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, Santa Marta, São Carlos e Tristeza, além das Clínicas da Família Álvaro Difini, IAPI e José Mauro Ceratti Lopes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895