Rio Grande contabiliza 10 casos positivos para dengue

Rio Grande contabiliza 10 casos positivos para dengue

Seis deles são atóctones, contraídos na cidade, e quatro importados

Angélica Silveira

publicidade

Segue crescendo o número de casos de pessoas com dengue em Rio Grande e também o número de focos do mosquito aedes aegypti na cidade. Conforme a Gerente da Vigilância Ambiental em Saúde de Rio Grande, Márcia Pons, desde o início deste ano são 10 casos positivos para a doença. Seis são autóctones, ou seja, contraídos em Rio Grande e quatro importados ( quando as pessoas são contaminadas em outros municípios).

Foram confirmados 18 focos do mosquito aedes aegypti e 86 notificações por suspeita de dengue. Destas 53 aguardam resultado e 23 foram descartados. Os casos positivos são de moradores da Vila Militar, e dos bairros América, São João, Cidade Nova, Salgado Filho e Santa Tereza. Já os focos foram encontrados no Distrito Industrial e nos bairros Cidade Nova e Aeroporto, além da Orla do Saco da Mangueira, da área do trevo, da Vila da Quinta, do Povo Novo, do Tibrazen, do Santa Rosa e do Parque Marinha.

Foi criado o Gabinete Estratégico para Enfrentamento da Dengue no sul do Estado. O grupo deve buscar alternativas para desenvolver ações nos próximos meses contra a proliferação da doença na cidade. Há uma preocupação da Vigilância para o trimestre entre março e maio, que aliam, mais possibilidade de chuva e altas temperaturas, o que proporciona melhor ambiente para a proliferação do mosquito transmissor.

Para que Rio Grande se mantenha na classificação de risco baixa em relação a casos de dengue (atualmente está em nível 1, ou seja, em alerta com os cuidados) e tenha ampliado suas ações, serão convidados para integrar o Gabinete, representantes da Universidade do Rio Grande (Furg), da Câmara de Dirigentes Lojistas, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (SIMPRO), do Porto do Rio Grande, do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), da Marinha e do Exército. Este último irá disponibilizar 15 integrantes apoiar nas ações.

“Estamos buscando outros apoiadores a nos auxiliar nas ações se tornando multiplicadores de ações e orientações. Foi criado o grupo de trabalho, envolvendo as secretarias do município para facilitar as ações com relação a doença, para aproximar as secretarias na tomada de decisão mais rápido”, observa Márcia.

Atualmente, 48 agentes de combate a endemias atuam no Programa de Prevenção à Dengue no município. Por um outro lado, foi iniciado o cronograma de atividades educativas e se elabora um reforço junto às escolas das comunidades, onde existem focos detectados. A ideia é que professores e alunos se tornem multiplicadores de ações de prevenção e conscientização.

Uma nova reunião do grupo de trabalho foi marcada para o próximo dia 20. Para quem desejar mais informações e orientações sobre o combate a dengue, a Vigilância Ambiental colocou a disposição o e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br e o telefone (53) 3233-7289, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895