RS alerta para circulação do vírus influenza H1N1 fora da sazonalidade

RS alerta para circulação do vírus influenza H1N1 fora da sazonalidade

Boletim foi emitido na noite desta sexta-feira pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde

Correio do Povo

"Limpe suas mãos" foi lançada pela OMS em 2009, durante a pandemia da influenza H1N1, que durou 16 meses e somou 493 mil casos e 18,6 mil mortes em mais de 200 países

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta para a circulação do vírus influenza A/H1N1 fora da sazonalidade no Rio Grande do Sul. Em coletas no mês de outubro, a doença apareceu em 10 amostras de pacientes residentes em duas regiões do Estado: seis casos na Região Metropolitana e quatro em um município da Serra. 

A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Conforme a pasta, cinco casos necessitaram de hospitalização, caracterizando-se como síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, três já receberam alta hospitalar e um caso permanece internado. Em um caso o paciente morreu. Era uma mulher, de 42 anos, sem histórico de comorbidades nem registro de vacinação contra influenza/2022, residente em Porto Alegre. 

As idades dos pacientes variaram de 4 a 83 anos. Dos cinco casos hospitalizados, quatro eram portadores de alguma comorbidade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895