RS inicia distribuição de vacina contra a Covid-19 para crianças de seis meses a dois anos

RS inicia distribuição de vacina contra a Covid-19 para crianças de seis meses a dois anos

De 48 mil doses recebidas, 16 mil já começaram a ser enviadas aos municípios

Correio do Povo

Frasco da vacina Pfizer para crianças de seis meses a dois anos possui tampa cor vinho

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu na manhã desta sexta-feira o primeiro lote com 48 mil doses da vacina Pfizer para crianças de 6 meses a 2 anos de idade. A prioridade, neste momento, será para a imunização das crianças com comorbidades. Do total de doses recebidas, 16 mil já começaram a ser enviadas aos municípios ainda nesta sexta-feira. A tabela com o número de doses por município está disponíveis neste link.

As demais doses ficam armazenadas pela SES para as outras duas doses que compõem o esquema primário: duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a segunda.

O público total na faixa etária de maiores de seis meses e menores de três anos no Rio Grande do Sul é estimado em 402 mil crianças. Por isso, serão agora priorizadas àquelas com doenças crônicas ou outros quadros clínicos que representam maior risco de agravamento ou até óbito no caso de contágio. A orientação do Estado aos municípios segue o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Logística de distribuição

O processo de distribuição das doses foi iniciado na manhã desta sexta-feira, quando o lote chegou de avião em Porto Alegre. Elas foram encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES. No local, foram verificadas e divididas nas caixas para as 18 coordenadorias regionais, que fazem ali coleta do material, assim como a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, que retira na Ceadi diretamente.

Os demais municípios podem realizar a retirada de seus quantitativos nas regionais, assim que chegue lá a remessa. O número de doses foi calculado proporcionalmente à população estimada, com o mínimo de 10 doses (que representa um frasco) por cidade.

Início da aplicação das doses

Caberá a cada município definir o início da vacinação desse grupo. Como as doses são enviadas ao Estado ultrarrefrigeradas (a 80 graus negativos), em caixas térmicas, pode levar até 48 horas para o descongelamento dos frascos. Além disso, a SES orienta aos municípios estratégias de agendamento ou marcação, visto que um frasco após aberto deve ter as 10 doses aplicadas em até 12 horas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895