RS receberá vacina da dengue assim que o governo tiver doses disponíveis, afirma Ministério da Saúde

RS receberá vacina da dengue assim que o governo tiver doses disponíveis, afirma Ministério da Saúde

Nesta semana, pasta confirmou que 154 novos municípios foram incluídos no planejamento de imunização contra a dengue, mas RS segue de fora

Correio do Povo

Ao todo, 930 mil doses do imunizante serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação

publicidade

O Ministério da Saúde voltou a se manifestar acerca do não encaminhamento de doses da vacina contra a dengue para o Rio Grande do Sul. Nesta semana, a pasta incluiu mais 154 municípios no planejamento de imunização contra a doença, mas o RS seguiu de fora da lista. Em nota, o ministério garantiu que os demais municípios brasileiros receberão a vacina assim que o governo federal tenha mais doses disponíveis.

Ao todo, 930 mil doses do imunizante serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação. Procurado sobre os motivos por não encaminhar doses para o RS, o ministério informou que os critérios para a definição das cidades que receberão as doses seguem as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a pasta, entre os critérios estabelecidos estão os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes; maiores taxas de incidência anual média nos últimos 10 anos; predominância do sorotipo DEN-2, que está associado à maior incidência de casos graves da doença; e número de casos registrados desde julho de 2023.

“O número de regiões de saúde incluídas na primeira etapa foi limitado pela quantidade de doses de vacina previstas para 2024, capaz de atender a população de 10 a 14 anos de 521 municípios divulgados pelo Ministério da Saúde. Seguindo esses critérios, mais 154 municípios foram selecionados para receber o remanejamento de doses que estão com data de validade próxima”, destacou.

Dois dos três municípios com mais casos confirmados de dengue no RS em 2024 são Novo Hamburgo (com 4.547 casos) e São Leopoldo (3.332). Ambos possuem mais de 100 mil habitantes e pertencem à mesma Região 7 (Vale dos Sinos) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde. Questionado, o Ministério da Saúde até o momento não se manifestou sobre as justificativas técnicas para a não inclusão destas cidades na vacinação.

A pasta reforçou ainda que “assegurar a adequada assistência à população é uma prioridade da atual gestão. Até o momento, o Ministério liberou R$ 93,5 milhões por meios das portarias para estados e municípios que institui recursos para localidades que decretarem emergência”, finalizou. Atualmente, o RS contabiliza 36.296 casos confirmados de dengue e já registrou 47 mortes causadas pela doença em 2024.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895