São Borja registra o 99º caso de dengue e decreta situação de emergência – Uruguaiana seguiu o mesmo caminho

São Borja registra o 99º caso de dengue e decreta situação de emergência – Uruguaiana seguiu o mesmo caminho

Diversas ações estão sendo alinhadas pelas autoridades sanitárias dos dois municípios

Fred Marcovici

Reunião entre o prefeito Bonotto, militares e autoridades sanitárias de São Borja

publicidade

O prefeito Eduardo Bonotto declarou situação de emergência em São Borja, nesta quarta-feira, por conta do alto volume de casos de dengue, que já soma 99. O decreto serve para fins de prevenção e enfrentamento ao risco de possível epidemia da doença.

Além disso, outras ações já estão em andamento, como a ampliação dos horários de atendimento do PAM – Pronto Atendimento Médico (segunda a sexta das18h às 22h e nos finais de semanas das 14h às 22h), mutirões de limpeza e eliminação de focos do mosquito com o apoio do 2º RC Mec - Regimento João Manoel e da 1ª Cia de Engenharia Mecanizada - Companhia Souza Docca.

Também estão sendo realizadas campanhas de conscientização nas escolas e ambientes de grande fluxo de pessoas, monitoramento constante dos pacientes e orientações para as equipes e profissionais de saúde.

Desde de primeiro de janeiro de 2024, até o momento, foram confirmados 99 casos da doença. Há oito pacientes internados no Hospital Ivan Goulart. E um óbito assinalado, de uma mulher de 43 anos, com comorbidades.

As autoridades sanitárias destacam que os esforços estão concentrados em eliminar os focos do Aedes aegypti e orientar a comunidade sobre os cuidados necessários.

“Atitudes simples fazem toda a diferença. Manter espaços limpos e sem acúmulo de água parada, além de permitir a entrada dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), o uso de repelente e o cuidado aos sintomas, são atitudes que auxiliam no combate à dengue e demais doenças”, salientam. A vizinhança com a Argentina ainda estaria contribuindo com o avanço de notificações, avaliam.

O prefeito Eduardo Bonotto reitera o pedido de ajuda e apoio para cada são-borjense. “O poder público está organizado e mobilizado para combater e buscar diminuir o número de casos. As equipes desempenham um fundamental trabalho e, ações de combate direto ao mal seguem sendo realizadas.

Porém, é uma situação em que a colaboração de cada um é decisiva. Será somente com o empenho de todos, que conseguiremos proteger nossa comunidade e combater a dengue em São Borja”, afirma.

A orientação é para que em casos de suspeita de dengue seja procurada uma das 21 Estratégias de Saúde da Família – ESF do bairro em que mora, ou o Pronto Atendimento Médico (PAM).

A Secretaria de Saúde alerta ainda, sobre os riscos de automedicação e da importância do monitoramento dos casos.

O prefeito Ronnie Mello de Uruguaiana, emitiu na tarde desta quarta-feira, decreto de situação de emergência em saúde pública para fins de prevenção e enfrentamento ao risco de epidemia de dengue e outras arboviroses. A decisão levou em consideração o LIRAa – Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti ter alcançado 12,3% das visitações e sendo considerado de alto risco à população, além do plano de contingência para arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A necessidade de se adotar ações temporárias para o enfrentamento da crise, podendo ser prorrogadas, a alternativa foi a decretação.

No momento Uruguaiana conta com 44 casos confirmados da doença (sendo 35 autóctones e nove importados), 97 em investigação de um total de 273 notificações. Há um paciente internado na Santa Casa de Caridade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895