São Lourenço do Sul tem três casos confirmados de dengue

São Lourenço do Sul tem três casos confirmados de dengue

Segundo informações da Secretaria de Saúde, duas pessoas foram contaminadas dentro do município (autóctone) e outra durante uma viagem (caso importado)

Angélica Silveira

;O mascote da campanha de prevenção contra a dengue é o próprio mosquito aedes aegypti

publicidade

Assim como todo o Estado, São Lourenço do Sul está com atenção redobrada em relação ao mosquito da dengue. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o município do sul do Estado conta com três casos positivos para a doença. Os pacientes estão bem, mas dois destes foram adquiridos na cidade (casos autóctones) e um durante uma viagem (caso importado).

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mariza Ferreira esclarece que o município é considerado infestado. “Como temos a doença na cidade, não é considerado o número de focos do mosquito transmissor (aedes aegypti)”, explica.

São Lourenço do Sul conta ainda com sete casos suspeitos. Para controlar a proliferação do mosquito que causa a doença estão sendo realizadas ações para chamar a atenção para a prevenção e os sintomas da dengue. Para facilitar o entendimento, principalmente das crianças, estão sendo usados mascotes (fantasias de mosquito). À partir da próxima semana será realizada uma campanha à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA) sobre o descarte adequado de lixo e orientações para que cada um faça a sua parte.

O Aedes Aegypti mosquito que transmite a dengue, é principalmente urbano e para se reproduzir precisa de água limpa e parada. Então é necessário que a população tome medidas para evitar sua proliferação, como não deixar água parada em vasos de plantas, vasilhas de animais e manter tampados recipientes que possam acumular acha da chuva.
Em caso de febre acima dos 39°C, dor de cabeça, dores musculares, prostração e dor atrás dos olhos a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895