Secretaria de Saúde apresenta balanço de mutirões contra a dengue em Rio Grande

Secretaria de Saúde apresenta balanço de mutirões contra a dengue em Rio Grande

Nova iniciativa deve ocorrer no bairro São Miguel na próxima quarta-feira

Angélica Silveira

publicidade

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Rio Grande divulgou neste domingo o balanço de algumas ações da campanha “Não Deixe a Dengue se Criar”. Em regime de mutirão, as ações ocorreram nos bairros São Miguel, Nossa Senhora de Fátima, Linha Parque e Rheingantz.

Neste sábado, agentes de combate a endemias visitaram residências, desde o começo da manhã, na atividade de Pesquisa Vetorial Especial (PVEs) para o controle da Dengue nas áreas da Linha do Parque e Rheingantz. Na sexta-feira, começou o mutirão no bairro São Miguel, onde foram visitados 806 imóveis e recolhidos três caminhões de materiais inservíveis. A ação neste bairro ocorre em dois momentos. No primeiro foi 2860 kg de lixo retirado das ruas. A próxima etapa será na quarta-feira. No São Miguel há o apoio de soldados do Exército, da equipe de Fiscalização e Posturas e de servidores da Secretaria de Zeladoria da Cidade.

Na quarta-feira , foi realizado o mutirão contra a Dengue no bairro Nossa Senhora de Fátima. Foram visitados 684 imóveis e recolhido um caminhão com materiais inservíveis (980kg de bens inservíveis que poderiam se tornar criadouros do Aedes Aegypti). A ação no Fátima teve o apoio da Secretaria de Zeladoria da Cidade, Marinha e Exército do Brasil e da equipe de Fiscalização de Posturas.

Conforme a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Márcia Pons, é necessário que a população mantenha os cuidados. “A população não deve manter mantenha materiais que possam servir de criadouros do mosquito, que as pessoas se atentem a questão do tratamento de piscinas, caixas d’ água devem ser mantidas fechadas, pratinhos de plantas devem ser mantidos com terras, entre outra orientações”, orienta.

Nesta segunda-feira, a Prefeitura deve divulgar um novo boletim sobre os dados de contaminação da doença no município. Até o momento, a cidade conta com 28 casos confirmados da doença, sendo 13 autóctones (pessoas contaminadas na cidade). Em 2023 foram registrados 18 casos, sendo sete autóctones. No ano passado forma 75 casos notificados em 2024 o número subiu para 290. A Vigilância informa que, caso algum morador queira fazer denúncias sobre focos do mosquito ou algum assunto referente à Dengue, pode ligar para o telefone (53) 3233-7289.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895