Sony cria fita que pode armazenar 47,3 milhões de músicas

Sony cria fita que pode armazenar 47,3 milhões de músicas

Nova tecnologia grava cerca de 58 gigabytes de informação por centímetro

Correio do Povo

Fitas antigas armazenavam centenas de vezes menos informação

publicidade

A gigante japonesa Sony anunciou na última semana um "retorno" da fita cassete à informática moderna. Durante a feira Intermag Europe, em Dresden (Alemanha), a companhia revelou um método de gravação magnética que permite armazenar 185 terabytes, o suficiente para armazenar 3,7 mil discos blu-ray ou 47,3 milhões de músicas.

Através de um novo processo físico-químico, pesquisadores japoneses obtiveram uma fita capaz de gravar 58 gigabytes de informação por centímetro. O segredo está numa superfície uniforme criada para receber as informação, conforme a companhia.

Apesar da possibilidade de armazenar milhares de filmes em alta definição ser interessante, a nova fita cassete não deve chegar ao público consumidor final. O problema é que o acesso à informação nas fitas é muito mais lento que em discos, pen-drives e HDs. A principal utilização da nova tecnologia deverá ser em bancos de dados de governos e servidores de internet, que precisam armazenar grandes volumes de dados, mas sem necessidade do acesso em tempo real.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895