Homem é condenado pelo assassinato de líderes quilombolas

Homem é condenado pelo assassinato de líderes quilombolas

Ele vai cumprir pena de 39 anos e seis meses de reclusão

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal do Júri de Porto Alegre condenou Pedro Paulo Back a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo homicídio e tentativa de homicídio de três líderes quilombolas em Porto Alegre. O crime ocorreu em dezembro de 2008 na Estrada dos Alpes, bairro Cascata. As vítimas, que eram vizinhas do acusado, faziam parte da Associação do Quilombo dos Alpes.

Back foi condenado pelo homicídio qualificado de Joelma e Volmir da Silva Elias e pela tentativa de homicídio de Rosângela Elias. O réu foi absolvido, a pedido do Ministério Público, pela tentativa de homicídio de Valdir da Silva Elias.

A juíza da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre Elaine Maria Canto da Fonseca presidiu o julgamento, que encerrou-se na noite dessa quinta-feira. Segundo a denúncia, o réu invadiu o pátio da casa das vítimas e matou a tiros Joelma Ellias, que acabara de sair do banho. Atirou ainda contra Volmir Ellias (que veio a falecer) enquanto ele conversava com Rosângela Ellias, uma das sobreviventes. A ação teria sido motivada pela iniciativa dos irmãos de aterrar vala localizada nos fundos das residências do denunciado e das vítimas. Back ainda tentou atirar em Valdir Ellias quando esse chegava ao local para socorrer os demais, com a finalidade encobrir o crime.

À Justiça, Back confirmou ter atirado contra as vítimas, alegando, entretanto, estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo. O réu, que está recolhido na Penitenciária Modulada Estadual de Osório, não poderá apelar em liberdade.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895