A triste vendeta do Judiciário brasileiro, democracia nos EUA e o tempo e as chuvas

A triste vendeta do Judiciário brasileiro, democracia nos EUA e o tempo e as chuvas

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

A triste vendeta
do Judiciário brasileiro

Ditaduras pressupõem a manutenção no poder, normalmente utilizando-se da força do establishment, alimentada pela corrupção sistêmica, maior chaga de que padecem as sociedades. O autoritarismo, invariavelmente, usa de ferramentas que agem no sistema eleitoral, persegue opositores, cassa adversários políticos, desconsidera condenações, afasta juízes e impõe censura ao povo. A Lava Jato foi o caso de sucesso mais emblemático no combate à corrupção sistêmica no Brasil. Pergunto-me, então, por que o sistema quer exterminá-la da história? A decisão monocrática de 13/4/24, proferida pelo corregedor do CNJ, ministro Salomão, em prejuízo de magistrados com trajetórias inatacáveis e de reputação ilibada, mostra que o judiciário brasileiro perdeu sua bússola moral. No Brasil, a injustiça é realidade. Pior, enganam-se aqueles que acham que a violência é somente física. A violência mais cruel é aquela perpetrada sorrateiramente, de forma covarde e para destruir reputações. É revoltante ver agentes do Estado atuarem descaradamente na “vendeta” e em favor de padrinhos políticos, perseguindo aqueles que atuaram na forma da lei, buscando proteger a sociedade.
Hamilton Mourão, Senador da República

Democracia nos EUA

Não se pode negar que a democracia nos Estados Unidos não esteja sendo aplicada em sua plenitude, pois o julgamento criminal de Donald Trump iniciou-se na última segunda-feira, em Nova Iorque, em plena campanha presidencial de 2024 (CP, 16/4). Em toda a história dos EUA, nunca ocorreu que um ex-presidente tenha sido julgado criminalmente por ocultar um pagamento disfarçando-o como despesas legais. O destino de Trump vai estar nas mãos de um júri de 12 membros e seis suplentes, que irão decidir o destino de um dos políticos mais influentes dos EUA. E uma sentença de culpabilidade não será empecilho para que o próprio Trump concorra nas eleições de novembro, quando irá enfrentar o atual presidente, Joe Biden. É a democracia norte-americana. Trump é acusado de falsificações em documentos contábeis da Organização Trump para camuflar os pagamentos de 130 mil dólares a uma ex-atriz para comprar o seu silêncio sobre um suposto caso extraconjugal em 2006 e para proteger sua campanha presidencial em 2016, quando venceu Hillary Clinton.
Ana Paula R. González, Porto Alegre, via e-mail

O tempo e as chuvas

Enxurradas atingiram vários municípios de Santa Catarina, como Palhoça, causando grandes alagamentos. O volume das chuvas encharcou o solo, causando deslizamentos na capital, Florianópolis. Autoridades estaduais foram mobilizadas e alertaram a população para que atenda às recomendações de segurança. No RS, a Fronteira-Oeste sofreu com alagamentos. O rio Quaraí, na divisa com Artigas, no Uruguai, transbordou e desalojou famílias. Será que o mau tempo não vai parar nunca? São estas as mudanças no clima?
Valéria S. T. Guarnier, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895