Comissão Parlamentar de Inquérito, consciência e bom senso, volta dos garis e Hospital de Alvorada

Comissão Parlamentar de Inquérito, consciência e bom senso, volta dos garis e Hospital de Alvorada

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

publicidade

Comissão Parlamentar de Inquérito

A CPI é instrumento político-jurídico da maior relevância à disposição dos legisladores, nas três esferas de governo, para apuração de fato determinado. Condição inafastável, pois estabelecida em disposição legal. Logo, não se presta, a despeito do cunho político, para análise de ocorrências genéricas, por mais graves o sejam, nem para discussões ideológicas, apesar da posição pessoal de cada parlamentar. Ao momento, em andamento simultâneo no Congresso Nacional, situação inédita, quatro: sobre fato de 8 de janeiro, MST, Lojas Americanas e as apostas esportivas. Quem é chamado à Comissão, na condição de indiciado ou de testemunha, a exemplo do que ocorre no Poder Judiciário, tem de ser recebido com urbanidade, sem comprometer indagações amplas sobre a ocorrência ensejadora da investigação. Só se alcança resultado satisfatório, sempre esperado, ainda que com pontinha de pessimismo, se os questionadores não se afastarem da regra legal: apuração de fato determinado. Em consequência, atenção senhores senadores e deputados, atenham-se, desculpem, ao fato originador da missão, sem desperdício de tempo e geração de descrença, como não raro percebido. Valorizem o instrumento, reiteramos, político-jurídico em utilização.
Jorge Lisbôa Goelzer, Erechim, via e-mail

Consciência e bom senso

Excesso de lixo acumulado em ruas e calçadas é desafio para Porto Alegre. Este problema, no entanto, quem constrói é a própria população e de todas as faixas de rendas. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana faz a limpeza e em menos de 24 horas estão descartando os lixos em locais irregulares novamente. Consciência e bom senso ajudariam muito.
Andrio Pereira Almeida, Porto Alegre, Instagram

Volta dos garis

Com toda a razão o leitor Mauricio Moraes de Azevedo (CP, 1º/7) ao elogiar o prefeito que determinou o retorno dos garis como medida emergencial, a respeito do serviço automatizado de coleta de lixo. 
Alberto W. da Silva, Porto Alegre, via e-mail

Hospital de Alvorada

Os familiares de Ignes Carmem de Paula Borges agradecem às equipes do Samu e do Hospital de Alvorada pelo atendimento dedicado à idosa na madrugada do dia 18 para o dia 19 de agosto. O carinho e empenho dos profissionais de saúde envolvidos comoveram a família e asseguraram a recuperação de Ignes, que tem 90 anos. Muito obrigado a todos.
Neida Aurora Borges de Oliveira, Alvorada, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895