Planos e projetos, Elon Musk e resíduos

Planos e projetos, Elon Musk e resíduos

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Planos e projetos

“Plano de contingência não desafoga emergências” é o título de matéria na edição do dia 8 do Correio do Povo, que poderia ter sido antecipado já no lançamento do plano. Ora, nossos bravos gestores imaginaram resolver o problema transferindo pacientes de emergências da Capital com 150% de lotação para hospitais do Interior com quase 100% de ocupação. O plano não deve ter previsto a contratação de um médico sequer nem a instalação de novos leitos. Pior, seus gestores devem desconhecer a possibilidade (no caso necessidade) de montagem de hospitais de campanha. E, como recém estamos em abril outonal, preparem-se para quando o inverno de junho chegar. E, como nada está tão ruim que não possa piorar, na edição do dia 9, o jornal informa que “SUS facilitará especialistas”, pois o Ministério da Saúde prepara o Programa Mais Acesso aos Especialistas, que promete agilizar as consultas que hoje demoram de um a dois anos. A prometida agilização deverá se dar através da digitalização das informações sobre o paciente. Com isso, quando o paciente do SUS morrer, poderá informar que está chegando, porque soube que estava desenganado on-line e em tempo real. Afinal, quem depende do SUS não pode fazer checape num Albert Einstein, num Moinhos de Vento ou num Mãe de Deus, um privilégio de poucos.
Sérgio Becker, Porto Alegre, via e-mail

Elon Musk

Impressionante é o nível de alienação de algumas pessoas que buscam por um herói que venha a desestabilizar e desestruturar as nossas instituições em nome de uma ideologia. Agora, querem que Elon Musk seja um novo super-homem, a exemplo do ex-juiz. Tudo porque ele é muito rico. Ele não fundou a Tesla e não é o responsável pelo êxito da SpaceX. A habilidade de Musk se concentra nas negociações, obviamente bem-sucedidas, mas que não lhe dão o direito de fazer o que bem quiser.
Edson Mendes, Caxias do Sul, via e-mail

Resíduos

A boa notícia é da prefeitura, que informa sobre o trabalho da Ecobarreira, que está impedindo que toneladas de resíduos cheguem até o Guaíba (CP, 9/4). A primeira coleta ocorreu em 2016. O equipamento está na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga e, todos os dias, os materiais jogados no arroio Dilúvio são recolhidos e encaminhados para aterros sanitários.
Roberto Silveira, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895