Voltando ao passado, marcas da virada, inversão de valores, inversão de valores e carne de cachorro

Voltando ao passado, marcas da virada, inversão de valores, inversão de valores e carne de cachorro

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Correio do Povo

publicidade

Voltando ao passado

Comparo-me a um controle sem pilhas. Na Amazônia, o garimpo destrói e acaba com tudo, desmata e contamina todos os rios com mercúrio, acabando com toda a nossa biodiversidade. No Cerrado, nascente do Rio Vermelho, queimando e desmatando tudo com tratores para preparar o solo para criação de gado. Aí eu me pergunto: o Ibama que não tem verbas para combater esta destruição? E quando eles e a força nacional em conjunto com o exército fazem apreensão de dragas, tratores, geradores e lanchas de alta potência? Todo este equipamento que chega lá por um caminho poderia voltar quando apreendido. Não serem queimados, mas sim, vendidos ou leiloados. Imagine só quanto não vale este equipamento que poderia ser revertido em valores para obras em aldeias e prefeituras. Sendo em forma de dinheiro ou até mesmo utilizados como máquinas para trabalho. Quando em valor, usado para compra de balsas ou construção de pontes para a mobilização de crianças em áreas isoladas, as quais, muitas vezes, precisam se locomover de canoas para irem à escola, assim arriscando suas vidas.
Renato da Rocha – Guaporé, via e-mail

Marcas da virada

Ninguém teria imaginado que a passagem de ano fosse marcada pela tragédia de novas guerras. As celebrações foram ofuscadas pelas imagens de desespero e morte de tantas crianças inocentes. Lembro o professor. Ronaldo Schuler (CP, 7.5.2016): "Que consolo dar às mães cujos filhos morrem em bombardeios, em explosões, em degolas, em assaltos...". Quiséramos sim ter "a esperança de que construiremos novos tempos” (Jorge L. Goelzer CP. 8.1.2024) e de que a paz volte a reinar. Oportuno ainda lembrar aqui o dito do grande pensador francês Victor Hugo: "A paz é a virtude da civilização e a guerra o seu crime".
Sebastião Cruz - Passo Fundo, via e-mail

Inversão de valores

Edson Mendes escreveu no CP do dia 10.1.2024 no que concordo plenamente. E mais, enchem a boca falando de democracia, que não é, soltam presos com indulto e mais de 30% não voltam, os desonestos são considerados honestíssimos, maioria que rouba é anistiado, quem mente não é mentiroso. Já somos o país mais pagador de impostos do mundo, isso que ainda não aprovaram uma série de novos. Mas, apesar dos pesares, continuamos sendo vencedores. Até quando?
Mario Alberto Pizzutti – Porto Alegre, via e-mail

Carne de cachorro

"Parlamento da Coreia do Sul proíbe o comércio de carne de cachorro." Adorei, mas vai demorar três anos ainda? Que tristeza!
Rosa Maria Silvestre - Caxias do Sul, via Instagram


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895