Boa notícia no campo no mês da mulher

Boa notícia no campo no mês da mulher

As mulheres têm destaque na Expoagro Afubra, que se realiza de 19 a 22 de março, em Rio Pardo. Elas lideram as agroindústrias, sendo responsáveis pela maioria dos estandes da agricultura familiar.

Correio do Povo

publicidade

A participação feminina da mulher na sociedade é cada vez mais intensa, desdobrando-se de forma significativa em diversos segmentos, como na advocacia, em que já é maioria, no Poder Judiciário, na medicina, na enfermagem, na pesquisa científica, no setor público, no turismo, além de sua atuação em setores em que elas já têm sua atuação reconhecida e são majoritárias, como na área da educação. Também no campo sua representatividade é crescente, fazendo parte de atividades produtivas que alavancam a economia do país.

Um exemplo dessa presença cada vez mais marcante vem da Expoagro Afubra, que se realiza de 19 a 22 de março no tradicional município de Rio Pardo. Os indicadores da feira mostram que as mulheres lideram as agroindústrias, sendo responsáveis pela maioria dos estandes da agricultura familiar. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), que representa trabalhadores e trabalhadoras da agricultura e da pecuária familiar, o contingente feminino no evento coordena 115 dos 216 dos empreendimentos que ofertam seus produtos e serviços no Pavilhão da Agricultura Familiar, uma grande vitrine, segundo o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva. Nesse local, são comercializados laticínios, embutidos, bebidas, chocolates e panificados, entre outros, caracterizando tradições familiares ligadas a um ciclo produtivo que vem desde ascendentes até os dias atuais.

Atualmente, 80% da população vive nas cidades. É preciso que haja oferta suficiente de alimentos para garantir o abastecimento e a segurança alimentar. Isso somente será possível com a fixação da força de trabalho no campo, o que envolve a participação direta também dos jovens e das mulheres. A Expoagro Afubra evidencia o papel proeminente das gaúchas nesse processo, contribuindo para a elevação do PIB do país e garantindo a cesta básica para milhares de brasileiros, com a devida qualidade nutricional e gerando emprego e renda para um total considerável de pessoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895