Criminosos aprimoram golpes

Criminosos aprimoram golpes

Correio do Povo

publicidade

Todos os dias, o noticiário dedica parte de sua cobertura para tratar sobre a maneira como os estelionatários estão aprimorando seus delitos visando a enganar as pessoas e perpetrar os seus golpes, principalmente por meio da rede mundial de computadores. Os relatos são os mais variados, mas, geralmente, eles se referem à esperteza dos delinquentes e à boa-fé das vítimas. Enumerar os ilícitos é uma tarefa hercúlea, ainda mais que eles se multiplicam em profusão. Mas alguns deles merecem menção e devem servir de alerta para todos.

Atualmente, uma dupla está sendo investigada no Ceará, em Fortaleza, bem como em outros estados, já que atuam de forma itinerante para não deixar indícios da prática delituosa. A armação envolve fazer portais falsos de serviços públicos, em muito semelhantes aos verdadeiros, e, assim, emitir boletos de serviços ou de taxas, inclusive recebendo pela modalidade Pix, que é mais difícil de ser rastreada. Para atraírem a atenção dos contribuintes, eles remuneravam uma plataforma social muito conhecida para que seus portais aparecessem em primeiro plano nas buscas do nome do órgão desejado. Dessa forma, o pagante se sentia adimplente e recebia um recibo inválido como comprovante de pagamento. Quando era demandado ou precisava de uma certidão negativa de débitos, então se dava conta de que havia sido enganado.

Uma outra fraude diz respeito ao chamado golpe do emprego. Nesse procedimento, o candidato é levado a pagar por determinados procedimentos, como é o caso do exame admissional. Feito isso, ele é imediatamente bloqueado pelos meliantes nas redes sociais. Outros ardis já se tornaram clássicos, como enviar links maliciosos para que o usuário clique e tenha seus dados pessoais furtados, permitindo que uma série de operações fraudulentas seja feita em seu nome, ficando com o prejuízo.

Como sempre se ressalta, o antídoto para esses e outros embustes é a informação. É preciso estar alerta para não ser alvo dessas condutas que visam ao lucro fácil e ao enriquecimento ilícito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895