Dia de valorização do trabalhador

Dia de valorização do trabalhador

Correio do Povo

publicidade

O 1º de maio está historicamente ligado às lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida e para exercer seu labor com dignidade. Foi num dia assim do ano de 1886 que milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as situações degradantes a que eram submetidos e a exigir a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias. Manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram Chicago, nos Estados Unidos. A repressão ao movimento foi bastante dura e houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os manifestantes e a Polícia.

Desde então, esse dia ficou marcado como icônico para as lutas em prol de direitos e de melhorias no mundo do trabalho. Muito se avançou desde então, sendo um exemplo o surgimento da CLT e da carteira de trabalho no Brasil, bem como a instituição do sistema de seguridade e de previdência. Enfim, pode-se dizer que o trabalhador brasileiro teve avanços e ajuda a alavancar a economia e o desenvolvimento nacional. Existe muito para ser conquistado e, nesse sentido, é muito importante que haja uma perfeita sintonia e entre o poder público e a iniciativa privada para gerar emprego e renda. Não menos importante é a qualificação da mão de obra para atuar num cenário em que a informatização se tornou um item imprescindível para aumentar a produtividade e gerar valor agregado a essa produção. Essa é uma forma igualmente necessária para reduzir a informalidade e a precariedade que envolvem milhões de vagas informais, que não garantem a segurança e as garantias de que o formalizado desfruta. Quanto mais oportunidades houver com tais atributos, é sinal de que as empresas brasileiras estão também capitalizadas e atuantes, o que é bom para todos.

Uma grande meta deve ser a retomada do poder aquisitivo para que o varejo possa ser reativado, melhorando o desempenho do PIB. O trabalho continua a ser a força motriz da sociedade e precisa ser cada vez mais valorizado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895