Sofisticação em golpes por telefone

Sofisticação em golpes por telefone

Tanto os bancos como a Anatel e as operadoras têm falhado em sua obrigação de proteger seus clientes e usuários dos golpes sofisticados que vêm sendo aplicados por meio de falsas centrais telefônicas.

Correio do Povo

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O grau de sofisticação dos golpistas para aplicar desfalques nas contas dos clientes chegou a patamares nunca antes imaginados. Agora, as ligações recebidas em seus telefones aparecem com números iguais aos arquivados em seus aparelhos como se fossem das instituições financeiras. Isso adquire uma credibilidade perante o consumidor e o induz a agir conforme a vontade dos estelionatários. Tal truque é possível por conta de uma manobra digital que se vale de programas e de sistemas que permitem a alteração do ID do originador de chamada, colocando o número de um banco já conhecido da vítima.

A sistemática usada pelos criminosos envolve fazer uma ligação que informa ao interlocutor uma suposta compra de valor elevado em seu nome. A seguir, ele é orientado a digitar 1 se reconhece a operação e 2 em caso contrário. Como a pessoa não fez nenhuma aquisição, a tendência é que ela, buscando evitar o prejuízo, disque 2 para seguir as orientações. A partir daí, ela é convencida a digitar uma senha e a passar seus valores para uma conta de terceiro até que a situação seja resolvida, a da tal compra indevida, com promessa do retorno seguro dos recursos transferidos. Feita a transferência, o estelionatário interrompe a ligação e o golpe está consumado.

Nesse tipo de ocorrência, o melhor mesmo é desligar o telefone e entrar em contato com o gestor da conta. Outrossim, é de causar espécie que nem os bancos, nem a Anatel, nem a as operadoras tenham ainda elaborado meios de combater essas fraudes. Os bancos porque, costumeiramente, se trata de operações que destoam totalmente do perfil do cliente e eles deveriam ter ferramentas para identificar movimentações suspeitas. Em relação à Anatel e às operadoras, porque cabe a elas impedir que o serviço telefônico sofra adulterações na sua prestação. A Anatel está anunciando para abril, enfim, uma iniciativa para bloquear chamadas adulteradas. Isso só mostra o quanto a agência tem sido incapaz de cumprir com sua função protetiva dos interesses dos usuários da telefonia.


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DESDE 1º DE OUTUBRO 1895