CHUU, ex-integrante do LOONA, faz estreia solo com "Underwater"

CHUU, ex-integrante do LOONA, faz estreia solo com "Underwater"

Música é uma prévia do aguardado mini-álbum "HOWL"

Correio do Povo

Mini-álbum "Howl" tem data prevista para ser lançado em 18 de novembro

publicidade

Sem divulgação prévia, a cantora sul-coreana CHUU lançou o videoclipe para a canção "Underwater" nesta terça-feira (10). Demitida do girlgroup de k-pop LOONA em novembro do ano passado, a música marca a estreia oficial da sua aguardada carreira solo. 

Na primeira amostra do seu projeto, a idol de 22 anos decide por se afastar dos gêneros EDM e synthpop que fundamentaram o seu antigo grupo e direciona sua sonoridade individual para melodias orgânicas e focadas na potência de sua voz.

Com direção cinematográfica e clima tropical, a produção apresenta CHUU de cabelos pintados de loiro mergulhando no mar. 

"Howl", seu primeiro mini-álbum, tem data prevista para ser lançado em 18 de novembro. Além de "Underwater", o projeto também contará com outras quatro canções inéditas.

CHUU e a polêmica com a empresa BlockBerry Creative

Jim Jiwoo — mais conhecida por seu nome artístico CHUU — debutou no grupo LOONA em dezembro de 2017 com a música "Heart Attack" e rapidamente se tornou a integrante de maior popularidade do grupo.

Em 2022, em meio ao lançamento do single "Flip That" do girlgroup, a mídia sul-coreana informou que a cantora havia aberto um processo contra a empresa BlockBerry Creative pedindo a anulação do seu contrato por distribuição injustra de lucros. Depois de seis meses afastada das atividades do LOONA, o anúncio da sua demissão foi publicado através de uma nota nas redes sociais no dia 25 de novembro com a revelação de que a artista cometeu abuso de poder e ataques verbais contra membros da equipe.

A BlockBerry Criative não entrou em detalhes sobre o ocorrido, mas enfatizou que os funcionários "sofreram grandes danos com esse assunto" e, completou, afirmando que a agência se responsabiliza "na recuperação e no tratamento" para que possam "retornar à rotina normal". Também em nota, o girlgroup pediu desculpas ao fandom na ocasião.

No entanto, a polêmica causou furor nos fãs que protestaram atividamente nas redes sociais do LOONA — ao ponto de boicotarem os lançamentos do grupo, culminando, então, para que as outras integrantes também aplicarem ações para sair da empresa.

Em agosto de 2023, a Tribunal de Seul deu ganho de causa à CHUU no processo.

Como solista, ainda que não oficialmente, CHUU participou de trilhas sonoras de doramas e, no ano passado, lançou os singles "Lullaby" e "One and a Half".

Idol virou meme no Brasil

"Você já viu essa mulher? Se não viu, agora está vendo!" é a frase impressa em cartazes com a foto da cantora espalhados por universidades e locais inusitados em diversas cidades do Brasil. Não é exatamente possível apontar ao certo como e de onde os memes da cantora começaram a surgir, mas a teoria mais provável é a de que tenha sido uma estratégia de fãs para divulgar a idol de forma orgânica. 

A brincadeira ganhou tanta repercussão que uma página de fãs do LOONA fez uma thread para listar todas as universidades do pais que possuem um cartaz da CHUU. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895