Um Virtus mais atraente e performático

Um Virtus mais atraente e performático

Nova geração desse Volkswagen apresenta design sofisticado e tecnologia com sistemas inteligentes para melhor desempenho

Renato Rossi

publicidade

O Virtus foi lançado em 2018 e ficou como um sedan de porte médio de design suave e nada sedutor. Sua qualidade residia na dirigiblidade agradável e generoso espaço interno, o que atendia as famílias que gostam do supermercado e os taxistas “seduzidos” pelo grande espaço interno. E o que foi preservado no novo Virtus? As dimensões não mudaram e a plataforma é a mesma MQB, de uso global em carros pequenos da Volkswagen. O Virtus tem 4561 mm no comprimento, 1751 mm na largura e 1476 mm na altura. São medidas compactas que o inserem com facilidade no trânsito urbano e em vagas de apartamentos. 

Na nova geração, a Volkswagen oferece as versões 170TSi, equipada com câmbio manual e motor turbo T70 com 116 hps, a Comfort Line e a High Line, equipadas com o motor turbo TSI 1.0 com 128 hps, e a “topo de linha”, a Exclusive, com motor turbo 250 TSI, com 150 hps. 

O diretor de Design da Volkswagen do Brasil e da America Latina, Jose Carlos Pavone, destaca que o papel deste novo Virtus é exaltar a essência do segmento três volumes em que a Volkswagen tem nomes míticos como o Santana, Jetta e Passat. “Adicionamos fatores de modernidade nos faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. O novo capô com perfil mais alto confere imponência e esportividade e permite a inserção de um para-choque sofisticado.” 

Em três dias em avaliação com 600 quilômetros rodados, ficou evidente que a Volkswagen evoluiu o produto. O Virtus Comfort Line se desloca com facilidade pelo trânsito urbano, enquanto o torque forte de 20.4 kgfm passa linear pelo ótimo cambio automático com seis velocidades. Neste novo Virtus, é ampliada a sensação de “carro sólido” que ignora as imperfeições do terreno, graças às novas regulagens de molas e amortecedores. O volante com assistência elétrica tem peso ideal com leveza no esterço e nível elevado de road feeling. É o volante que “sente” o nível de aderência do pavimento, o que amplia a segurança ativa.

O Virtus insere sistemas inteligentes, como o ACC, controle de cruzeiro adaptativo, AEB, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, detector de fadiga, sistema de frenagem pós colisão, e o XDS sistema que utiliza as pinças de freio dianteiro que resulta em maior aderência em curvas, controlando a entrega de potência. Há ainda o inovador BSW, que reduz a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, melhorando a performance da frenagem. E os novos bancos têm perfeita ergonomia, o que foi fundamental em circuitos sinuosos. Na síntese, o Virtus está bem mais competitivo e atraente no design.

DESTAQUE ENTRE SUVS

Kia Niro escolhido ‘Carro do Ano da Mulher’

O Kia Niro, um SUV de porte médio com motorização híbrida, chegou ao Brasil em setembro de 2022. Em outubro, graças à gentileza e ao profissionalismo da concessionária AutoVale em Novo Hamburgo, foi testado em dois dias, em cidade e rodovia, o que mostrou o Niro como um dos melhores SUVs médios do mundo. Nem mais nem menos e sem nenhum favor à Kia, que produz ótimos SUVs. A primeira impressão foi forte o suficiente para que fosse retomado em teste futuro. Então, surgiu um tema marcante e nova oportunidade. 

Há duas semanas, o Kia Niro foi escolhido por um júri formado por 63 mulheres jornalistas de 45 países como o “Carro do Ano da Mulher”. Todas as votantes são jornalistas especializadas em carros e profissionais experientes. A maioria com currículo na mídia tradicional em rádio, TV e jornal, mas jornalistas que atuam em mídias digitais derivadas de veículos de impressos tradicionais foram convidadas. 

Segundo o júri, o Kia Niro foi escolhido pela beleza do design, dirigibilidade precisa, suave mas contundente se necessário. Elas elogiaram a tecnologia full hybrid, que incorpora bateria mais potente que se autorregenera e permite o uso elétrico por 60 quilômetros. A performance suave e prática em trânsito urbano também foi destacada pelas jornalistas. A segurança em rodovia na perfeita estabilidade direcional foi outro ponto a favor. E logicamente o acabamento interno, que é de alta qualidade. 

Também cativou o júri feminino a possibilidade de personalização da coluna traseira, que pode ser pintada em cores diversas às da carroceria, sem custo adicional. Mas a superioridade está mesmo na performance e tecnologia. E as 63 mulheres inteligentes e autônomas acertaram na escolha. O Niro é um dos melhores SUVs do mundo e muitos quilômetros acima dos chineses que andam por aí. Alguns, sem destino.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895