Chuva antecipa retorno de veranistas do litoral no fim do feriadão

Tempo permaneceu fechado nas praias na maior parte desta terça-feira de carnaval

Chico Izidro

Volta para casa foi antecipada por conta do mau tempo no litoral

publicidade

A chuva na terça-feira pela manhã antecipou a saída de muitos veranistas do Litoral Norte. Outros pensaram em escapar do trânsito nas estradas. E muitos só saíram da praia porque precisam voltar a trabalhar.

“Se pudesse não saia daqui”, disse Bianca Steffen, que estava no Balneário de Marisul desde o dia 2 de janeiro, ao lado de parentes, o marido e filhos. “Foi um veraneio muito bom. Pena que temos de voltar, por causa do trabalho e também o início das aulas”, lamentou ela, moradora de Campo Bom.

Bianca disse que por sorte conseguiram uma folga na escola dos três filhos na semana passada, já que as aulas letivas iniciaram no dia 17. “A escola foi compreensiva e os liberou. Mas agora não tem mais jeito. Uma pena”, contou. “Não estamos nem um pouco com saudades de casa. Por mim, ficaria aqui muito mais tempo”, completou ela, arrumando as últimas malas.

Em Mariluz, Odair Machado passou os últimos cinco dias ao lado de dez familiares, curtindo o feriadão. Mas às 13h30min de terça-feira, ele e os parentes estavam colocando os últimos pertences nos três carros que partiriam para a Vila Augusta, em Viamão. “Nossa ideia é evitar o trânsito e até às 18h chegar em casa”, afirmou.

Odair contou que o feriadão foi ótimo para descansar e recarregar as energias. A família curtiu pouco o carnaval. “Demos apenas uma voltinha, mas choveu. Então ficamos mais em casa. Agora vai começar tudo de novo, correria o resto do ano. Mas precisamos trabalhar para poder voltar no próximo ano”, destacou.

Dez também era o número de pessoas na casa de Kátia Aguiar durante o veraneio em Mariluz, que acabou ontem. “Após dois meses, terminou a folga. Foram umas férias muito gostosas. A casa aconchegante, todo mundo se divertindo. E o carnaval foi show, levamos os meninos para curtir a festa em Capão da Canoa”, disse a moradora de Gravataí. “E saindo agora no início da tarde, a gente espera escapar do trânsito”, revelou.

Terça-feira de carnaval com tempo fechado

O último dia de feriadão iniciou feio, com céu cinza e muita chuva, fazendo com que muitas pessoas desistissem de permanecer no Litoral e voltassem para casa. Mas quem persistiu acabou dando sorte, pois por volta das 11h, o tempo simplesmente virou. O céu ficou azul, com poucas nuvens, vento praticamente inexistente, temperatura chegando aos 26 graus. A bandeira estava amarela e o melhor, a água morna e cristalina. Em Torres, a beira do mar não estava cheia, com muito espaço para os veranistas se acomodarem com conforto. E muita gente não perdeu tempo e foi se banhar.

“Eu gosto desta praia. É a terceira vez que venho aqui nas minhas férias. E olha esta água, limpa, diferente de outras de nosso litoral. Eu gosto deste ambiente”, garantiu Evelyn Goularte, de Passo Fundo.

Já o casal Rossana Schaefer e Gustavo Pereira, de Gravataí, planejou passar o dia todo na praia. Ela está no Litoral desde o começo do ano, pois os pais têm casa em Torres, e o rapaz chegou apenas no sábado. “A gente ainda não havia conseguido vir no mar, por causa do tempo. E hoje está sensacional. Agora a ideia é caminhar muito, depois almoçar e voltar à tarde, para sim entrar no mar”, planejou Gustavo. Ele vai ficar até quinta-feira, pois precisa trabalhar, mas retornará na sexta-feira à noite.

Por sua vez, o casal Leandro e Andréia dos Santos agradeceu por não terem ficado afoito na terça-feira pela manhã. Eles recém haviam chegado de Passo Fundo e mal desfizeram as malas começou a chover forte. Então se prepararam para o retorno para casa. “Porém, quando estávamos desistindo, parou de chover e ficou este dia lindo. Imagina ficar menos de 3 horas em Torres? Agora vamos curtir muito”, garantiu Leandro.

O morador de Santo Ângelo Pedro Pillon está em Torres há dois meses. E ontem estava maravilhado. “É muito lindo isso aqui. Torres é um lugar divino. Com certeza, é um pedaço roubado de Santa Catarina”, brincou. Ele planejou caminhar pela beira mar pela manhã e à tarde entrar na água. “Aproveitar os últimos dias de veraneio”, completou.