Balneário Pinhal quer bater recorde na colheita de mel em 2024

Balneário Pinhal quer bater recorde na colheita de mel em 2024

Grupo de 20 produtores extraiu 20 toneladas do produto em 2023

Cristiano Abreu

Patrícia é proprietária da Tenda do Mel, no Túnel Verde

publicidade

Abelhas e esculturas que lembram favos de mel estão espalhadas pela cidade. Em Balneário Pinhal, no litoral Norte, o alimento é bem mais que um símbolo, pois ano após ano a produção cresce cresce em importância para a economia local.

As menções aos simpáticos insetos estão por toda parte. Os favos indicam a direção de bairros, enquanto as abelhas apontam a localização da rodoviária, do banco de restaurantes, prédios públicos e centros de compras; de jaleco, estetoscópio e maleta em punho, indicam até a unidade de saúde.

O título de Capital do Mel atribuído ao município vem do pequeno distrito de Túnel Verde, junto da ERS 040. À margem da rodovia, são cultivadas 3 mil colmeias, das quais são extraídas em torno de 20 toneladas por ano. Atualmente os apicultores da região se dividem entre a Associação Apiverde e dois produtores independentes.

No entorno do Túnel Verde há uma vasta extensão da mata de eucalipto – rico em néctar. Tal matéria-prima é tida como diferencial do alimento produzido em Balneário Pinhal desde a emancipação, em 1995. E quem vive das cadeias produtiva e de comercialização tem na ponta da língua a propaganda diferenciada.

"Tem a marca da nossa associação de produtores, que é o carro-chefe, de eucalipto. E temos de laranjeira, que vende muito também", comentou a comerciante Patrícia Silva da Silva Oliveira, 35 anos. Ela e o marido, Edmilson Santos Oliveira, 34 mantém uma tenda de produtos coloniais no Túnel Verde. O casal nasceu, cresceu e casou no pequeno distrito, e hoje sustenta a família a partir do mel. "Temos outros artigos, mas o mel nos permite seguir vivendo aqui. São pelo menos 200 quilos vendidos todo ano, tem movimento inverno e verão", conta a revendedora.

Conforme dados da Secretaria de Turismo, Indústria, Comercio, Agricultura e Pesca de Balneário Pinhal, o município tem orgulho da qualidade do mel produzido por seus dedicados produtores. A colheita da safra 2024 ainda não começou, mas a expectativa é superar o volume produzido no ano anterior. Também não foi repassado pela pasta qual o impacto do setor na arrecadação do município.

Para incentivar o setor, Balneário Pinhal promove anualmente em maio a Feira do Mel e do Doce (Festimel). Realizado no Parque do Cidadão, o evento incrementa a produção local ao expor produtos apícolas, da agricultura familiar e de artesãos. E conta com apresentações artísticas e culturais e opções gastronômicas aos visitantes. Inclusive, o mel produzido pela Associação Apiverde foi o vencedor da 6ª edição, realizada em 2023 e que reuniu 35 mil pessoas em 10 dias de festa.

"O Festimel já é o nosso patrimônio cultural”, destaca a prefeita Marcia Rosane Tedesco.

A cidade é palco, ainda, de seminários e encontros estaduais e nacionais de Meliponicultura, Apicultura e produção de mel, reunindo instituições e produtores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895