Banho adaptado com cadeiras anfíbias é opção de acessibilidade no Litoral Norte

Banho adaptado com cadeiras anfíbias é opção de acessibilidade no Litoral Norte

Unidade móvel da Faders, casas de praia do Sesc, rede hoteleira e 27 guaritas de guarda-vidas oferecem serviço de acessibilidade

Rodrigo Thiel

O jovem João Pedro Correa da Cunha contou com a ajuda de profissionais da Faders para tomar banho de mar em Capão da Canoa

publicidade

Aos 13 anos, o jovem João Pedro Correa da Cunha conseguiu pela primeira vez tomar um banho de mar de uma forma acessível e com o cuidado que merece. Isto porque o projeto Praia Acessível, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders Acessibilidade Inclusão), ampliou ainda mais os pontos para banho com cadeiras anfíbias no Litoral Norte. O banho do jovem porto-alegrense da Restinga ocorreu no Centro de Capão da Canoa, próximo ao largo do Baronda, onde uma unidade móvel da Faders funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. Entretanto, fora destes dias, é possível solicitar o banho assistido para os guarda-vidas nas guaritas.

Conforme a terapeuta ocupacional da Faders, Sabrina Pavani, o projeto existe há 11 anos e está espalhado por todo o litoral gaúcho. Ela cita que os profissionais que estão habilitados para fazer o banho assistido são formados em fisioterapia, terapia ocupacional ou educadores físicos. Além disso, a entidade realizou uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RS a partir do treinamento de guarda-vidas para realizarem o atendimento. Desta forma, além da unidade móvel, o Litoral Norte possui 27 guaritas com cadeira anfíbia à disposição da população.

“Se a família só tem disponibilidade de vir à praia nos dias que não estamos com a unidade, pode procurar os guarda-vidas que eles fazem o banho assistido. Quando estamos, a gente faz um registro de atendimento para também mapear um perfil de quem utiliza as cadeiras. E não fazemos apenas o banho assistido, mas também emprestamos a cadeira para quem queira ficar na praia com a família, pois a cadeira de roda normal pode sofrer danos com a areia. A cada ano, esta demanda cresce mais. Esse tipo de prática serve também de incentivo para que os municípios façam investimento em outras áreas, pois a acessibilidade é para todo mundo, não apenas para quem usa cadeira de rodas”, citou Sabrina.

De acordo com Rossana Correa Soares, mãe do jovem João Pedro, nas oportunidades anteriores em que teve contato com o mar, o filho precisava engatinhar até a beira da praia. “Com essa cadeira anfíbia fica até mais fácil de trazer ele para o mar. Essa ação é muito boa e importante. Eu já tinha visto na televisão, mas ainda não tinha oportunidade de trazer ele, pois as praias que eu ia não tinha esse projeto. E agora ele tá muito feliz aproveitando o mar. Vamos ficar uns 10 dias aqui no Litoral Norte e, se der, vamos trazer ele sempre”, completou a mãe.

Rede de acessibilidade em diversas praias do Litoral Norte

Além de Capão da Canoa, outras nove praias do Litoral Norte possuem guaritas com guarda-vidas treinados para ajudar no banho de mar de pessoas com mobilidade reduzida, além do equipamento necessário para a atividade. Os pontos com banho assistido são:

  • Arroio do Sal: guarita 38
  • Arroio Teixeira: guarita 56
  • Balneário Pinhal: guarita 199
  • Capão da Canoa: guarita 76
  • Cidreira: guarita 180
  • Imbé: guaritas 111, 127 e 129
  • Quintão: guarita 215
  • Torres: guarita 3
  • Tramandaí: guaritas 148 e 159
  • Xangri-Lá: guarita 92

Além das guaritas, outras entidades e espaços privados oferecem este tipo de serviço. Entre estes locais estão as casas de praia do Estação Verão Sesc. “Desde 2013, nós já oferecemos o serviço do banho de mar acessível nas cadeiras anfíbias, que permitem com que pessoas com mobilidade reduzida possam tomar banho de mar. Mas, a cada ano, o Sesc vem buscando conscientizar e fornecer mais espaços de inclusão, para que todos tenham acesso a esporte, lazer e cultura”, comentou a coordenadora-geral do projeto Estação Verão do Sesc, Melissa Stoffel.

Além da Faders, dos guarda-vidas e do Sesc, a rede hoteleira também investiu para permitir que seus hóspedes realizem banho assistido. O Hotel Araçá, em Capão da Canoa, adquiriu uma cadeira anfíbia e possui horários especiais durante a semana para levar pessoas com mobilidade reduzida para banho de mar, sempre acompanhadas de profissionais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895