Calor aumenta na sexta e RS terá pancadas de chuva localizadas

Calor aumenta na sexta e RS terá pancadas de chuva localizadas

Termômetros se aproximam dos 38ºC principalmente no Oeste

MetSul

Capital terá calor com máximas próximas dos 35ºC

publicidade

O Rio Grande do Sul teve uma quinta-feira quente, mas com máximas menores do que as registradas na véspera. Nesta sexta, o calor aumenta em quase todo o estado e a tarde será muito quente. As máximas mais altas ocorrem no Oeste gaúcho com até 38ºC ou mais. Na Grande Porto Alegre, os setores mais quentes terão 35ºC.

O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas à tarde o aquecimento gera nuvens carregadas um tanto isoladas que trazem chuva localizada. Há maior probabilidade de pancadas de verão no Alto Uruguai, Planalto Médio, Campos de Cima da Serra, Serra e Litoral Norte.

As mínimas rondam os 18ºC em Caxias do Sul e os 16ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 35ºC em Santa Rosa e 36ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21ºC e 34ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 21ºC e 30ºC.

O fenômeno La Niña está muito perto do fim, avalia a MetSul Meteorologia. Com a notícia, a pergunta que fica é: a estiagem vai acabar? Não, não é tão simples assim. Podem ocorrer episódios de chuva, como se prevê para a semana que vem, mas a atmosfera não funciona como virar uma chave, logo o fim da La Niña não termina com a estiagem de imediato.

Isso porque a atmosfera ainda responde por certo tempo ao padrão que predominava. Os dados indicam que o final do verão e o começo do outono devem se dar com neutralidade no Oceano Pacífico, entretanto neutralidade não é normalidade e ocorrem extremos no tempo comuns tanto a Niño como Niña. Mais tarde neste ano, o fenômeno que pode aparecer é o El Niño, que, historicamente, traz mais chuva para o Rio Grande do Sul e favorece enchentes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895