capa

Carnaval das Águas reunirá esportistas para a travessia entre as lagoas Cidreira e Fortaleza

Terceira Caiacada busca chamar atenção para a gestão sustentável da água potável e de saneamento para todos

Por
Eduardo Amaral

Esportistas irão fazer a travessia entre as lagoas Cidreira e Fortaleza

publicidade

O Carnaval do Projeto Taramandahy – Fase III vai ser na Água. No próximo sábado, será realizada a 3ª Caiacada – “Carnaval das Águas”. O evento reunirá esportistas para fazer a travessia entre as lagoas Cidreira e Fortaleza, com paradas para a observação dos diferentes usos da água: turismo, biodiversidade, abastecimento público e produção rural.

A atividade integra-se à 3ª Remada Ecológica, unindo forças em prol da preservação das lagoas junto ao Lagoa Country Club, no município de Cidreira/RS e contribuindo com a qualificação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Também busca chamar atenção para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 ONU (Organização das Nações Unidas): Objetivo 6 - Água Potável e Saneamento, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Associação Ação Nascente Maquiné (Anama), com patrocínio da Petrobras. A recepção se iniciará às 8h30min e a remada, às 9h30min, saindo do canal da Lagoa Cidreira no Lagoa Country Club. Deste canal, seguirá até a Lagoa da Fortaleza e depois, às dunas de Cidreira.

No percurso, haverá breves paradas para conversa sobre os usos da água: próximo às bombas de puxada de água para uso na produção rural, à estação de captação de água da Corsan, no Balneário do Pastel e nas dunas de Cidreira, identificando o usuário biodiversidade. No retorno, haverá almoço e bate-papo. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail comitetramandai@yahoo.com.br. Mais informações pelo fone (51) 3663-2530 e WhatsApp 98512-1012