Cerimônia e prova festiva marcam as celebrações do Dia do Guarda-Vidas no Litoral Norte

Cerimônia e prova festiva marcam as celebrações do Dia do Guarda-Vidas no Litoral Norte

O ato realizado na beira da praia de Tramandaí contou com a presença do governador em exercício Gabriel Souza

Rodrigo Thiel

Prova de revesamento foi uma das baterias realizadas na celebração do Dia Nacional do Guarda-Vidas em Tramandaí

publicidade

A manhã desta quinta-feira foi marcada pela celebração do Dia Nacional do Guarda-Vidas. Na beira da praia de Tramandaí, a data foi celebrada com uma cerimônia e uma prova de corrida e natação pelos guarda-vidas militares e civis que atuam na Operação Verão 2024 no Rio Grande do Sul. O governador em exercício, Gabriel Souza, destacou o investimento do Estado em equipamentos e estrutura para a atuação dos profissionais nas águas internas e no litoral do RS.

"Se alguém salva ou guarda uma vida neste verão, são estes anjos que trabalham nas praias e balneários gaúchos. Estamos com cerca de 1,1 mil profissionais atuando em nossas guaritas. São homens e mulheres preparados para agir em caso de necessidade. Que 2024 seja um ano de muita alegria e prosperidade para os gaúchos e que tenhamos um saudável verão no RS", citou o governador em exercício, que ainda reforçou um comprometimento da gestão em acrescentar uma piscina própria para treinamento na nova sede do Corpo de Bombeiros Militar.

O coronel José Carlos Sallet, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS e coordenador-geral da Operação Verão 2024, também participou da celebração na beira da praia. Ele citou que, neste ano, o estado possui o maior número de guaritas instaladas no litoral e em águas internas, além de um número grande de guarda-vidas atuando no RS. "Hoje é dia de celebrar esta atividade tão nobre de preservação da vida. Tivemos esse início de operação com muitas atividades de prevenção, atividades educativas, para que a nossa população possa ter um veraneio tranquilo no RS", completou.

Confraternização e reforço das atividades de rotina

Para os guarda-vidas que atuaram nas baterias das provas realizadas na cerimônia, o momento era de confraternização, principalmente para rever amigos de outrora na atividade de preservar a vida. A soldado Naiany Canabarro Cielo, que é guarda-vidas em Capão da Canoa, conta que esta foi a terceira participação dela na prova. Ela e outra colega fizeram questão de chegarem juntas na linha de chegada. "Para nós, o dia de hoje tem um clima de união e confraternização com os colegas, além de comemorar o nosso trabalho, nossa profissão que a gente exerce com muito orgulho. A prova em si acaba se tornando algo secundário", contou Naiany.

Já o soldado Cristiano Gluck Resler, que atua como guarda-vidas em Quintão, foi o vencedor pela décima vez da prova. Apesar da conquista, ele cita que esta é uma brincadeira saudável e que reflete o dia a dia da atividade. "Eu trabalho no Batalhão de Busca e Salvamento e a nossa doutrina é estar sempre buscando o aprimoramento técnico e físico. A gente sempre tem esta operação no ano, então buscamos sempre estar bem condicionado para chegar aqui, estar na guarita e prestar o melhor serviço possível para a sociedade gaúcha. Esta prova é um exemplo da nossa atividade, pois ela conta com observação da guarita, saltar, correr, entrar na água com o maior impulso possível para chegar no afogado e retirar ele com segurança. São todos os procedimento que a gente precisa realizar", finalizou o soldado Resler.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895