Confira 9 lugares para fugir das altas temperaturas no Rio Grande do Sul

Confira 9 lugares para fugir das altas temperaturas no Rio Grande do Sul

Região de Campos de Cima da Serra oferece temperatura amena no verão e opções diversificadas de turismo

Camila Souza

publicidade

Se engana quem pensa que o litoral é o único destino procurado pelos gaúchos durante o verão. Em dias de calor tórrido, há quem prefira fugir das praias lotadas e procurar por lugares com temperatura mais amena. Para estas pessoas, os Campos de Cima da Serra são a região mais indicada para visitar nesta época. Entre estas cidades estão Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul. Confira algumas dicas selecionadas pelo Correio do Povo:

Vacaria

• Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras é uma das opções para conhecer em Vacaria. Fica localizado a 24 km da sede do município, próximo a Capela do Rosário, e é ideal para descansar, acampar, tomar banho de rio e curtir a bela natureza do lugar. Além de três cachoeiras, o parque de ecoturismo conta com trilhas, área de camping, passeios guiados e cabanas com acomodações rústicas. Administrado pela família de Vera Tormenta, o local tem a proposta de oferecer turismo sustentável, onde tudo é pensado em prol da natureza. Mais informações estão disponíveis no Instagram.

• Vinícola Campestre

Outro local para visitar é a Vinícola Campestre, que fica às margens da BR 116 e se tornou um cartão postal de Vacaria. Jardins, parreirais, araucárias e um lago formam um cenário acolhedor e de descanso em meio à natureza. Entre as atrações estão as visitas guiadas, museus que contam a história do vinho e degustação com orientação de enólogos. Os visitantes também podem conhecer de perto o processo de evolução do vinho nas caves subterrâneas e passar pelo Túnel Imigração, que oferece uma viagem pela história dos imigrantes italianos. Além de seu reconhecimento no Brasil, a vinícola já recebeu prêmios em Londres, na Itália, na Grécia e no Canadá. Saiba mais através deste link.

São José dos Ausentes

• Pico do Montenegro

A beleza dos cânions e as baixas temperaturas são as principais marcas de São José dos Ausentes, que fica a 295 km de Porto Alegre. É neste município que está localizado o Pico do Montenegro, o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros. O acesso é livre a fica a 43 km do centro da cidade, com acesso pela estrada municipal Silveira.

• Cânion Amola Facas

Outro que deve fazer parte do roteiro turístico é o Cânion Amola Facas, também conhecido como Cânion do Encerra. Tem cerca de 600 metros de profundidade e é considerado um dos mais bonitos da região. A cachoeira Amola Faca faz parte da paisagem. O local fica a 33 km da cidade e 17 km do distrito de Silveira. O acesso é permitido, mas é recomendada a presença de um guia.

• Cachoeirão dos Rodrigues

Uma cachoeira com 28 metros de altura e 100 de largura deu nome à Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues. O Hotel Fazenda, além do cachoeirão, também oferece hospedagens e passeios a cavalo. O rio Silveira forma lajeados e corredeiras no meio de campos de araucárias, compondo belas paisagens. Há trilhas nos dois lados do rio que levam até a queda. Fica a 34 km da cidade e 12 km do distrito de Silveira. Saiba mais pelo Instagram.

Bom Jesus

• Rota das Cascatas

Já em Bom Jesus, a Rota das Cascatas, dentro da Fazenda das Cascatas, é uma das opções de turismo, com 10 km de extensão. Para quem gosta de trekking, mountain bike e passeios off-road, a rota oferece trilhas em meio à natureza, junto de cascatas e araucárias. Depois das aventuras, a fazenda oferece café rural com queijo artesanal serrano e produtos típicos da região. No local, que abre de quinta-feira a domingo, também é possível acampar mediante reserva. Mais informações pelo Instagram.

• Funil da Água Branca

Quem passar por Bom Jesus também pode incluir o Funil da Água Branca na lista de passeios. O pequeno arroio possui uma fenda com aproximadamente 1 metro de largura e tem profundidade de cerca de 6 metros, onde deságua toda sua água formando um belo funil. A atração fica a 15 km de distância do centro da cidade. Além do funil, também é possível conhecer a Cachoeira da Água Branca, localizada 100 metros abaixo do rio. 

Cambará do Sul

• Cânion Fortaleza

Outra cidade marcada pela beleza dos cânions é Cambará do Sul. Um dos maiores e mais bonitos da região é o Cânion Fortaleza, com extensão de 7,5 km e 2 mil metros de largura, chegando a uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar. As principais trilhas são a do Mirante, a da Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo. O local fica a 23 km da cidade.

• Cânion Itaimbezinho

Outra atração muito visitada em Cambará do Sul é o Cânion Itaimbezinho, com paredões que chegam a 720 metros de altura. Além de apreciar a paisagem, os visitantes podem realizar diversas atividades, como trekking e passeios de bike. Também é possível caminhar por duas trilhas na parte de cima: a do Vértice e a do Cotovelo. Já na parte de baixo está a Trilha do Rio, com entrada por Praia Grande (SC). O Itaimbezinho fica a 18 km do centro da cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895