Conheça Puff, o maitre do Hotel Fazenda Figueiras em Imbé

Conheça Puff, o maitre do Hotel Fazenda Figueiras em Imbé

Uma das figuras mais carismáticas do local, Roberto Carlos Gorena Etchebare é a pessoa responsável pela supervisão no atendimento no restaurante

Chico Izidro

publicidade

Ele tinha apenas 19 anos de idade quando começou a trabalhar como garçom no Hotel Fazenda Figueiras, em Imbé. Hoje, passados 25 anos, Roberto Carlos Gorena Etchebare, mais conhecido como Puff, é uma das figuras mais carismáticas do local, agora como maitre, ou a pessoa responsável pela supervisão no atendimento no restaurante, auxiliando na escolha do cardápio. De uma tímidez impar, isso não o impede de estar sempre de bom humor, conhecendo cada um dos hóspedes pelo nome e os seus gostos. 

Filho de pai uruguaio, Jorge Mauro, falecido em 1988, e da argentina Lorenza, de 73 anos, recebeu o apelido das crianças que frequentavam o hotel, por causa do pequeno tamanho e por ser um pouco gordinho. A criançada viu nele a personificação do famoso ursinho dos desenhos animados, e passou a chamá-lo de Puff. No começo não curtiu muito, mas como o apelido veio das crianças, acabou por curtir. Atualmente, quem chega no hotel já vai perguntando: "Cadê o Puff?". 

Ele começou a trabalhar no hotel em 1997,  e saiu em 1999, mas em 2001 casado e com filhos, precisava de estabilidade, e voltou para nunca mais sair. Com o tempo, foi se especializando, e em 2008 assumiu como maitre executivo do Figueiras. Quando não está no hotel, ministra aulas de garçom no Senac. "Uma vez dei curso para o Presídio Modulado de Osório", recorda.

"E foi tenso, porque os cerca de 30 alunos eram presidiários, e a gente trabalhava com facas e garfos. Mas deu tudo certo, fiz amizade com eles, que me respeitaram e se formaram", comemora o workaholic. "Nas altas temporadas trabalha os três turnos. O organismo já se acostumou. Não sinto mais cansaço, sinto satisfação", garante Puff, que diz não ter hobbies. "O meu hobby é trabalhar aqui", dispara o maitre, que antigamente jogava futebol e basquete. 

Puff conta que nestas várias décadas conheceu vários artistas que se hospedaram no hotel, como Tim Maia, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Daniela Mercury, os grupos Barão Vermelho e É o Tchan, entre outros. "Todos sempre muito gentis e solícitos", elogia.

Pai de três filhos, se separou da primeira mulher, e atualmente está namorando. Mas Glauciane se mudou há alguns meses para Portugal. "O jeito', diz ele, "é matar as saudades pelas redes sociais. A gente se fala no zoom, skype, whatsApp", conta. Puff não pensa em se aposentar, querendo seguir no ramo da gastronomia. "Planejo ter o meu próprio negócio", revela. Se mantiver o ânimo e o excelente atendimento que dispõe para os hóspedes do hotel, certamente terá sucesso em sua empreitada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895