Dias de Carnaval terão frio e temperaturas mais amenas no RS

Dias de Carnaval terão frio e temperaturas mais amenas no RS

Mínimas ficam abaixo dos 10°C e até caem abaixo dos 5°C no Planalto e nos Aparados

Correio do Povo

Frente fria se organiza com ingresso de ar polar no Sul gaúcho

publicidade

Os dias de Carnaval terão temperaturas agradáveis e até mesmo frio no Rio Grande do Sul, conforme o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. O final de semana será de predomínio do sol na maioria das regiões. As noites e madrugadas serão frias e as tardes, agradáveis. Nos Vales da Grande Porto Alegre, as mínimas podem chegar entre 10 e 12°C. No Sul do Estado, no Oeste e na Campanha, as mínimas ficam abaixo dos 10°C e até caem abaixo dos 5°C no Planalto e nos Aparados onde podem chegar entre 2 e 4°C com chance de geada localizada nas baixadas.

As tardes serão agradáveis com maior aquecimento no domingo à tarde, quando já volta o calor no Oeste. Na terça e quarta-feira, o tempo permanece seco com predomínio do sol no Oeste e no Sul gaúcho e haverá maior elevação da temperatura no Oeste que terá calor acima dos 30°C. Já no Centro do RS e na metade Norte, o sol aparece com nuvens na segunda e na terça, mas períodos de maior nebulosidade provocam pancadas isoladas de chuva, sobretudo da tarde para a noite. A temperatura também se eleva mais em especialmente no Noroeste, onde se espera máximas acima dos 30°C.

Em Porto Alegre, no sábado, a previsão indica que a mínima será de 14°C e máxima de 26°C. Já no domingo, os termômetros devem ficar entre 13°C e 30ºC na cidade. Na segunda e terça-feira, o sol aparece com nuvens na Capital e região Metropolitana, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade com chance de chuva em alguns momentos, sobretudo da tarde para a noite. A temperatura terá menor variação as mínimas ficam entre 17 e 19°C e as máximas atingem 27/28°C.

O porquê das temperaturas terem diminuído 

O ar frio chega hoje ao Rio Grande do Sul com rajadas de vento dos quadrantes Oeste a Sul, impulsionado por um ciclone extratropical no Prata. Um ciclone se formar na época do Carnaval não é novidade. Em fevereiro de 2020, durante o período de Carnaval, um ciclone se formou na mesma região em que este sistema vai atuar e foi responsável por trazer uma massa de ar frio para o Sul do Brasil que chegou a causar marcas recordes e históricas de frio, além de ressaca. 

Ciclones extratropicais no Atlântico Sul ocorrem em qualquer época do ano o período entre o outono e a primavera são os de ciclogênese (formação de ciclone) mais frequente nas latitudes médias do continente. Com a La Niña e incursões de ar frio, cresce o risco de ciclones entre o Sul do Brasil, o Centro da Argentina e o Uruguai. 

*Com informações do repórter Lucas Eliel 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895