Fenômeno La Ninã trará verão com menos chuvas e calor intenso no RS

Fenômeno La Ninã trará verão com menos chuvas e calor intenso no RS

Estação começa oficialmente nesta terça-feira

Correio do Povo

publicidade

O verão 2021/2022 começa nesta terça-feira no Hemisfério Sul às 12h59min. Segundo a Metsul Meteorologia, a estação estará sobre influência do fenômeno La Niña, causando irregularidade nos níveis de chuva e déficit de precipitação em muitas áreas no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte com possibilidade de ser severa em parte dos municípios. Há a projeção de temperatura acima da média para a maioria das cidades gaúchas, com algumas jornadas de calor muito intenso em que as máximas devem ficar próximas ou até superarem os 40ºC 

Com isso, áreas do Estado devem voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa com perda de produtividade nas safras de verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumos humano e animal e mais decretos de emergência por seca, além de risco acentuado de incêndios em vegetação.

Devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características ou localizadas ou regionalizadas. Em regra, acompanham temporais passageiros de verão em dias quentes e mais úmidos, mas também podem ocorrer por ciclones ou, no caso do Litoral Norte, por fluxo de ar úmido do oceano.

Conforme a Metsul Meteorologia, La Niña persistirá o verão inteiro, mas com tendência de enfraquecimento no decorrer da estação. Isso, contudo, não significa que seu efeito no clima cesse ou se atenue de imediato.

A La Niña também interfere no vento no Rio Grande do Sul. Os pulsos de ar frio de trajetória marítima atuarão em alguns momentos sobre o Atlântico Sul perto da costa gaúcha e o vento “Nordestão” nas praias se fará presente em nosso litoral, para o incômodo dos veranistas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895