Governo divulga primeiros números da Operação RS Verão Total

Governo divulga primeiros números da Operação RS Verão Total

Vice-governador apresentou balanço de ações do Verão 2023-2024 nesta tarde em Capão da Canoa

Cristiano Abreu

Apresentação do balanço contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, que coordena a operação, além de prefeitos e autoridades da região | Foto: Fabiano do Amaral

publicidade

O vice-governador Gabriel Souza apresentou nesta sexta-feira o balanço dos primeiros 40 dias da Operação Verão Total 2023-2024. A proposta do encontro, realizado em Capão da Canoa, é realizar uma prestação de contas à sociedade sobre a atuação das secretarias estruturas públicas, relacionamento com a população e órgãos de segurança públicas.

De acordo com Souza, o trabalho atinge a metade do período previsto, momento em que natural também a reavaliação de estratégias. O vice-governador, que coordena a operação, destacou a importância dos servidores públicos na execução dos serviços e agradeceu o empenho de todos. “O Estado deve estar onde a população está. E nesta época do ano sabemos que o nosso Litoral recebe milhares de turistas e veranistas, então é fundamental que voltemos os nossos esforços para estas regiões”, justificou.

O balanço foi apresentado de acordo com os cinco grupos temáticos nos quais a campanha sazonal foi estruturada: Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação. Destaque para o trabalho dos agentes de segurança, como Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

Forças de Segurança

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atua com suas cinco instituições vinculadas em ações de repressão ao crime, prevenção de acidentes, educação e lazer. Entre os números apresentados, estão:

  • Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar atuou com um efetivo de 1.492 servidores (bombeiros militares, policiais cedidos e guarda-vidas civis temporários).
  • Brigada Militar – A corporação tem um efetivo de 2,2 mil policiais nos litorais Norte e Sul e na Costa Doce, sendo 1,8 mil nas praias do Norte. Além do reforço no policiamento ostensivo, a corporação realizou ações educativas e preventivas, como o policiamento cidadão, com distribuição de pulseiras de identificação nos pontos de atendimento.
  • Polícia Civil – Com um reforço de 1 mil servidores, entre delegados e agentes que se somaram aos mais de 300 policiais do efetivo local, a Polícia Civil atende ocorrências, medidas protetivas, mandados de prisão e busca e apreensão. A instituição também atua em ações educativas, de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas.
  • Instituto-Geral de Perícias – O IGP ofereceu seus três principais serviços nos litorais Norte e Sul: identificação civil e criminal, com seus postos de identificação; realização dos exames médico-legais de lesões clínicas; e dos exames periciais e papiloscópicos de natureza criminal, com o Posto de Criminalística.
  • Na área da saúde ocorrem ações de prevenção para combate ao mosquito da dengue, apoio às bases do Samu com recursos financeiros, garantindo atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, além do reforço financeiro a pronto-atendimentos e suas portas abertas de hospitais dos litorais Sul e Norte.
  • Na área de infraestrutura, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizou uma série de melhorias nas rodovias de acesso ao litoral Sul e Norte.

Até 10 de março

A Operação Verão Total contempla a prestação de serviços públicos sazonais aos turistas e aos veranistas que circulam nas praias, lagoas e balneários dos municípios das regiões litorânea, serrana e da fronteira do Rio Grande do Sul. As atividades acontecem até 10 de março, com 39 órgãos e entidades do Executivo envolvidos no projeto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895