Mar de tonalidade esverdeada encanta veranistas

Mar de tonalidade esverdeada encanta veranistas

Com a volta às aulas, muda o perfil dos frequentadores das praias gaúchas

Chico Izidro

Dia ensolarado e de mar esverdeado encanta os veranistas

publicidade

O final da temporada de verão se aproxima e nesta quinta-feira o clima no Litoral Norte gaúcho era excelente. Em Capão da Canoa, a temperatura chegou aos 26 graus, que aliada ao céu bem azul e limpo, quase sem nuvens, e a água clara e morna, em um tom esverdeado, fizeram com que muitos veranistas se deslocassem para a beira do mar para curtir o momento.

Com o retorno das aulas, notava-se majoritariamente a presença de pessoas da terceira idade, que caminhavam calmamente, outros tomavam chimarrão, alguns liam um livro ou um jornal.

A calmaria se destacava, inclusive sem o som característico das caixas de som, se destacou o barulho do mar, com uma leve brisa. A veranista Suzana Kuplich, de 80 anos, aproveitou para colocar a sua cadeira de praia na beirada do mar, para sentir a água batendo em suas pernas.

"O tempo limpo, água limpa e morna", disse ela, lembrando que há exatos 60 anos sai de sua Santa Maria natal e vem para Capão da Canoa curtir o veraneio. E agora, aposentada, disse que chegou na cidade litorânea no dia 30 de dezembro para aproveitar a virada do ano e só retorna para casa daqui a duas semanas.

Suzana contou que janeiro foi um mês muito ruim de se estar na praia. ˜O tempo não ajudou. Chuvas, calor excessivo, mesmo para o litoral", lamentou. "Já este mês de fevereiro está excelente", comemorou ela, enquanto sorria ao sentir as ondas baterem em suas pernas. "Capão é a praia da minha vida˜, encerrou.

Por sua vez, Cecília Quadros, de Caxias do Sul, está em Capão da Canoa desde o começo de fevereiro. E lamenta que as férias estão acabando. "É uma pena, queria ficar mais um pouco", confessa. Porém disse que o mar, nesta quinta-feira, "estava excepcionalmente bonito". "O que é esta água bem verde?", vibrou. Cecília contou que iria entrar no mar e mais tarde sentar e ler um pouco. "Quero aproveitar ao máximo o final da temporada", disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895