Moradores criam abaixo-assinado para retirada de cavalos das ruas de Tramandaí

Moradores criam abaixo-assinado para retirada de cavalos das ruas de Tramandaí

Presença dos animais pode colocar vida das pessoas e dos próprios cavalos em risco, justificou criador da petição


Chico Izidro

Moradores têm se incomodado com um grande número de cavalos circulando pelas ruas

publicidade

Os moradores de Tramandaí têm se incomodado com um grande número de cavalos circulando pelas ruas do balneário. Por isso estão se mobilizando e criaram um abaixo-assinado para que a prefeitura recolha com mais presteza esses animais. “Os cavalos circulando pela cidade já virou rotina. E eles colocam em risco a vida das pessoas e dos próprios animais’, disse o morador Cristiano Carvalho Costa, morador da cidade. 

Cristiano entrou em contato com outros moradores, associações de bairro, grupos de apoio e de proteção animal, comerciantes e representantes da área de segurança e os mobilizou para o abaixo-assinado, onde é pedido que as autoridades tomem medidas contra o problema. “Queremos uma solução e que nos deem retorno. Esta mobilização está sendo feita através de um abaixo-assinado virtual que está circulando pelas redes sociais", afirmou.

De acordo com Costa, apesar de Tramandaí não ser uma zona rural, “diariamente as pessoas se deparam com cavalos soltos pelas ruas, avenidas, terrenos, praças e áreas de preservação permanente (APP). E eles colocam em risco a vida das pessoas e deles mesmo”, ressaltou. 

Foto: Guilherme Almeida

Além disso, os animais, procurando alimentos, rasgam sacolas e sacos de lixo, espalhando os detritos pelas ruas. “E tem ainda os acidentes provocados com os cavalos colidindo com carros e motos. Eles ainda invadem as APP, prejudicando flora e fauna local, como também podem ser picados por cobras”, enumerou o morador. 

Outro problema gerado é de que como andam soltos, acabam transitando por entulhos, descartados de forma irregular (nos bairros), que podem conter pregos, vidros quebrados, ferros e outros objetos cortantes. Assim, com o abaixo-assinado, os moradores de Tramandaí pedem para que seja respeitado o que determina o Código de Postura. Os pontos são garantir o bem-estar dos animais, evitar acidentes, ocorrerá a preservação da flora e da fauna em APP e manterá a conservação da higiene e limpeza urbana.

O Secretário de Pesca e Agricultura de Tramandaí, Sid Souza, foi procurado pela reportagem para esclarecer o que a prefeitura está fazendo em relação ao recolhimento dos animais. Porém ele não deu retorno.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895