Moradores protestam contra falta de investimentos em Balneário Quintão

Moradores protestam contra falta de investimentos em Balneário Quintão

Ato chamado de “Muda Quintão”, realizado neste sábado, pede atenção para pavimentação e manutenção de vias, conservação de calçadas e acessos à beira-mar

Correio do Povo

Grupo percorreu ruas da cidade na manhã do sábado

publicidade

Dezenas de pessoas caminharam pelas ruas de Balneário Quintão, no litoral Norte, na manha deste sábado, em manifestação por melhorias na infraestrutura do distrito administrado pela prefeitura de Palmares do Sul.
Entre as demandas, o ato chamado de “Muda Quintão”, pede atenção para pavimentação e manutenção de vias, conservação de calçadas e acessos à beira-mar. O numeroso grupo formado por moradores e veranistas caminhou pelo centro do balneário com faixas e cartazes alegando abandono por parte da gestão municipal.
"Eu nunca vi nada igual. Basta olhar o acesso pela Interpraias ( ERS 786) já seria suficiente para mostar como estamos sendo tratados. Se a principal via está cheia de buracos, com mato e lixo nas calçadas, o que dizer do restante da praia", cita o soldador Éverton Cássio Roma, morador de Cachoeirinha e frequentador de Quintão há dez anos.
Além disso, os moradores relatam carências em serviços públicos como saúde, educação, segurança, e alternativas de lazer.
Conforme Pedro Nunes dos Santos, morador de Alvorada que possui casa em Quintão há quase 20 anos, um dos principais é o alagamento e a sujeira das vias. “Alaga tudo quando chove. Além disso, tem que dar uma arrumada na avenida e nas ruas.
A acessibilidade para a praia também é ruim, pois não tem passarelas. Tem que investirem mais aqui, pois o valor que a gente paga de IPTU é alto”, apontou.
Os manifestantes relatam ainda que a falta de investimento em Balneário Quintão afeta os negócios locais. De acordo com Celia da Rosa, proprietária da pousada Maré, ela já perdeu clientes por conta da falta de acessibilidade nas praias. Além de comerciante, ela reside há duas décadas no local. “Aqui, a iluminação pública é zero. A da frente da minha casa está queimada já faz meio ano. As ruas estão atiradas, quem vai querer investir em um lugar assim”, questiona a comerciante.
O que diz a prefeitura de Palmares do Sul
Em resposta às críticas, o prefeito de Palmares do Sul, Maurício Muniz, destacou que a prefeitura está trabalhando no cuidado com o distrito de Balneário Quintão. “Agente não tem liberação da Fepam para fazer o acesso em todas as dunas. Para 2024, vamos licitar mais duas passarelas de acesso e custa muito caro. Com relação às ruas, a gente fez uma operação tapa-buraco na rua Esparta. Eu não tenho como fazer agora porque já tem veranista, mas vamos licitar para fazer tapa-buraco e colocar asfalto em três partes da estrada. Quanto à limpeza das ruas, existe uma empresa que está trabalhando. Só que choveu e isso prejudicou muito. Está crescendo muito inço e não é só aqui, todas as praias estão sofrendo. A gente limpa, corta a grama e vem a chuva de novo. Mas tem uma empresa contratada e limpando”, contrapôs o prefeito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895