Pôr do sol encanta no Litoral Norte e gera comparações com o do Guaíba

Pôr do sol encanta no Litoral Norte e gera comparações com o do Guaíba

Veranistas disputam espaço para captar imagens às margens do Rio Tramandaí

Chico Izidro

Pôr do sol no Rio Tramandaí atraí turistas de várias praias do Litoral Norte

publicidade

Final de tarde na divisa entre Imbé e Tramandaí, logo abaixo da Ponte Giuseppe Garibaldi, o sol vai se pondo e as pessoas começam a chegar para admirar a imagem linda que se forma: o pôr do sol. São dezenas de pessoas, de várias localidades gaúchas, que aproveitam para registrar o momento com suas câmeras ou celulares. O pequeno pier colocado na beira do rio Tramandaí fica lotado, com turistas tentando achar um melhor ângulo para suas selfies.

Em comum, a maioria dos veranistas acaba fazendo uma comparação com o pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre. Moradora de Tramandaí, Celi Lima diz que os dois são lindos. "Porém de uma beleza diferente. O pôr do sol de Porto Alegre é mais alaranjado e o daqui, amarelado", compara ela, que garante ir todos os dias ver o pôr do sol litorâneo. "Pego minha bicicleta no final da tarde para passear e sempre acabo aqui para ver esta beleza da natureza. E sempre fotografo e posto as imagens em minhas redes sociais", conta.

Celi destaca que sempre vê detalhes diferentes a cada dia. "Um dia tem um barquinho na paisagem, em outro algum pássaro, no outro um pescador. Sei que as fotos nunca ficam iguais", completa. A moradora de Tramandaí só lamenta o descaso das autoridades com o pier. "Poderia ser melhor conservado. Olha a madeira solta, carcomida. A estrutura está terrível", desespera-se.

O final do dia também é ponto de parada para os amigos Axel Franco e Alice Manara, ambos moradores de Imbé. Os dois brincam sobre quando perguntados se são um casal. "Não, somos amigos desde sempre", gargalham. "Sempre que a gente consegue, vem aqui ver o pôr do sol", disse Axel. "Este visual é tudo de bom", garante Alice. " Estamos sempre recomendando para as pessoas virem assistir a este momento", completa. Axel, que nasceu em Porto Alegre, mas se mudou há muitos anos para o litoral, dispara: "Olha, sou porto-alegrense, mas vou puxar o assado para o pôr do sol aqui de Imbé, muito mais bonito".

Já a porto-alegrense Bruna Maria Dallagnol estava maravilhada com o pôr do sol litorâneo. "Eu adoro este momento do dia", disse ela, que chegou em Imbé na sexta-feira retrasada para curtir os últimos momentos de veraneio. "Em Porto Alegre sempre que posso vou lá no Museu Iberê Camargo observar o momento. E aqui vi uma coisa bem diferente. Lá no fundo aparecem uns cataventos, e isso formou uma imagem sensacional. Além do que, em Imbé, a vista é mais limpa do que em Porto Alegre", contou, antes de fazer uma selfie ao lado da avó Terezinha. Bruna confessa que raramente faz fotos, pois prefere curtir o momento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895