Parque da Guarita recebe atrações de música e do meio ambiente
capa

Parque da Guarita recebe atrações de música e do meio ambiente

Guarita Eco Festival, em Torres, tinha como conceito central incentivar tudo aquilo que é sustentável

Por
Gabriel Guedes

Guarita Eco Festival, em Torres, tinha como conceito central incentivar tudo aquilo que é sustentável

publicidade

O Parque Estadual da Guarita, em Torres, é um dos cenários mais simbólicos do litoral do Rio Grande do Sul. Com uma linda praia, que empresta o nome ao local, cercado por três torres rochosas, o sábado e este domingo tiveram uma atração a mais. Foi o Guarita Eco Festival - Onda da Preservação, que reuniu atrações musicais, oficinas de meio ambiente e até um campeonato de surf, com acesso gratuito, levando milhares de moradores e visitantes ao parque ao longo dos dois dias.

A maior movimentação foi no sábado à noite, quando ocorreu o show nacional da banda Maneva, principal expoente do reggae nacional atualmente. Segundo o secretário de Turismo de Torres, Fernando Nery, há cerca de 25 anos não era promovido um evento deste porte no parque. “Para isso, tivemos que organizar algo com objetivo de lixo zero, com um recado de sustentabilidade para o público”, garante.

O evento tinha como conceito central, incentivar tudo aquilo que seja sustentável, segundo Nery. Isso incluiu desde o incentivo a paz, com famílias tomando conta do espaço destinado ao show, ao turismo sustentável e a educação ambiental, oportunizando ao público, atrações educacionais de caráter ecológico durante o sábado. Além disso, para melhor acolhimento do público, não foi permitido estacionamento de veículos no dia do show.

“É uma nova proposta para que o visitante possa aproveitar ainda mais a cidade”, frisa o secretário.

Quem esteve na cidade no sábado, conseguiu também aproveitar as praias no período da tarde. No início do dia, a chuva ainda se fazia presente, mas com o passar das horas, a precipitação parou e a temperatura foi subindo, chegando aos 27 graus, mesmo com as nuvens. Mas sem vento e com a água do mar mais cristalina, com poucas ondas, a vizinha Praia da Cal lotou.

Lucas Alves, 37 anos, o filho, Bruno de 7 meses e a esposa, Claudia Saueressig, 36, são de Rio Pardo. Foram a Torres só para passar o final de semana. "Está bem legal, mar bem limpo. Estamos gostando bastante", disse Lucas, que estava na Cal. Mas quem ficou na Guarita para ver o show da Maneva, curtiu também um belo pôr do sol enquanto aguardava o cair da noite.

A promoção foi da Prefeitura de Torres, por meio, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. Durante todo o evento foram também recolhidos, pelo projeto Praia Limpa, os resíduos gerados e que serão separados pela cooperativa de recicladores da Corbim.