Parque Estadual de Itapuã, um oásis de preservação pertinho de Porto Alegre

Parque Estadual de Itapuã, um oásis de preservação pertinho de Porto Alegre

Local é muito utilizado para trilhas e descanso por parte de moradores e turistas

Felipe Faleiro

publicidade

Reduto de beleza natural única na Região Metropolitana, o Parque Estadual de Itapuã está localizado em Viamão, a 57 km de Porto Alegre. O local é muito utilizado para trilhas e descanso por parte de moradores e turistas, especialmente em meio ao período de veraneio e ao isolamento exigido pela pandemia.

O Parque Estadual de Itapuã, administrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, tem como principal característica a preservação da flora e fauna do bioma pampa em seus 5.566 hectares de área. O parque em si é repleto de histórias, a começar pelo Farol de Itapuã, cuja conclusão é datada de 1860.

A construção marca o ponto onde o Lago Guaíba deságua na Lagoa dos Patos. Há, ainda, marcas de acontecimentos da Revolução Farroupilha em pontos como o Morro da Fortaleza, a Ferraria dos Farrapos e a Ilha do Junco. A geografia recortada da costa, as águas doces, calmas e limpas são mais alguns atrativos que enchem os olhos dos frequentadores.

A gestora do parque estadual, a bióloga Dayse Rocha, reforça que o local vem cumprindo seu papel em preservar o meio ambiente. “Isto vem sendo demonstrado através da regeneração da vegetação, observação e aumento da fauna, e da diminuição da caça e pesca devido à presença constante da equipe de fiscalização”, salienta Dayse.

O Itapuã chegou a ficar fechado por dez anos ao público, para recuperar seus ecossistemas e reestruturar seu setor administrativo, e reabriu em 2012. “O parque é fundamental para a continuidade da vida de muitas espécies da fauna e da flora, inclusive a humana”, comenta ela.

O acesso dos visitantes está limitado à Praia das Pombas; nas demais, a Praia da Pedreira e a Praia de Fora, o plano de manejo do parque não permite visitações. Animais domésticos, esportes com bola e náuticos, além do ciclismo na praia, também estão vetados.

Acesso às trilhas

O parque conta com quatro, três delas abertas ao público: a da Onça, saindo da Praia das Pombas, costeando o Guaíba pela mata ciliar, a da Visão, que sobe o Morro do Campista até a Pedra da Visão, e a da Fortaleza, com pontos históricos, a exemplo da Vila dos Pescadores e as trincheiras da Revolução Farroupilha.

Serviço

- Visitantes: limitados a 210 pessoas por dia, ou 60% da capacidade total.

- Ingresso: R$ 20,45 por pessoa, somente em dinheiro. As entradas são vendidas das 9 horas ao meio-dia, e das 13 às 17 horas. Não há venda antecipada.

- Horário de funcionamento: de quartas-feiras a domingos, das 9 às 19 horas.

- Transporte: de carro, o acesso é via estrada de chão. De ônibus, há quatro linhas operacionais. Duas são municipais, da empresa Viamão:

- Itapuã/Praia das Pombas, que sai do Centro de Viamão;

- Itapuã, com saída do Terminal Uruguai, no Centro de Porto Alegre.

As outras duas são intermunicipais:

- Itapuã – Avipal 8 – Estrada do Lami – Porto Alegre

- Parque – Estrada do Lami – Belém Novo

A linha Itapuã – Estrada do Lami – Restinga – Porto Alegre está suspensa temporariamente.

- Para realizar as trilhas, é preciso agendar antes de iniciar as trilhas, pelos telefones (51) 3494-8083 e (51) 98445-7745.

- Informações complementares: durante a permanência no parque, é obrigatório apresentar comprovante vacinal ou carteira de vacinação, assim como manter o uso da máscara e álcool gel.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895