Porto-alegrenses se "viram" para enfrentar calor escaldante na Capital

Porto-alegrenses se "viram" para enfrentar calor escaldante na Capital

Segunda-feira registrou altas temperaturas em todo o RS

Kyane Sutelo

Adolescentes procuram a Orla do Guaíba, mesmo em ponto impróprio para banho, para fugir do calor.

publicidade

Porto Alegre viveu uma segunda-feira de calor extremo e quem realmente precisou sair nas ruas utilizou os artifícios possíveis para minimizar a sensação. Seja buscando a proteção de uma marquise ou a sombra de uma árvore. Vale tudo. Até mesmo banho em locais considerados impróprios.

Na Orla do Guaíba, a gurizada aproveitou os últimos dias de férias escolares na água. Gabriel e seus três amigos, entre 12 e 14 anos, contam que estão acostumados a descer o Morro Santa Tereza para se divertir no Guaíba. Até o cachorro de Gabriel, Pantera, participa dos passeios. Pelas ruas da cidade, até piscina de plástico na calçada a dona de casa Rosane de Oliveira colocou, para que a família pudesse aproveitar.

Everton Silveira Rodrigues vive em situação de rua e, quando o calor fica mais intenso, busca pontos com torneiras em praças da Capital para se refrescar. Enquanto se banhava próximo ao largo dos Açorianos, o relógio de rua marcava 39⁰. "Venho aqui ou vou no Marinha e na Redenção, que tem as torneiras também", detalhou. Mas nem as torneiras e a sombra das árvores levaram a população até a Redenção, nesta segunda-feira, 13. O calor extremo afastou a clientela do comerciante Carlos Eduardo Liscano, que vende abacaxis em pedaços e o suco da fruta, próximo ao Monumento ao Expedicionário "Está bem parado. Muito calor. No final de semana é melhor ou fim de tarde, quando não chove".

Chuvas chegam na terça-feira

A onda de calor está nas últimas horas, de acordo com a meteorologista Estael Sias, também da MetSul. "Teremos ainda muito calor nesta terça, mas de quarta em diante a temperatura estará menor e no final da semana haverá o ingresso de uma grande massa de ar frio pela Argentina que vai trazer noites de temperatura baixa em pleno Carnaval", antecipou Estael. De acordo com a MetSul, a expectativa é que até mesmo na terça-feira temporais cheguem ao Rio Grande do Sul, especialmente no período noturno. 

Apesar de temperaturas altas no começo, no transcorrer do dia, as nuvens aumentam e o tempo deverá mudar drasticamente. A expectativa é de chuva forte e temporais no final do dia. Em alguns locais no interior, a precipitação pode aparecer pela manhã. 

Cuidados com a saúde

Com o calor intenso, é comum o aumento no número de pessoas que procuram os serviços de saúde com mal-estares. Conforme o responsável técnico pelo setor de Medicina de Família e Comunidades do Grupo Hospitalar Conceição, Juliano Barcelos, a maioria dos casos são de idosos com insolação (excesso de exposição aos raios solares) ou intermação (excesso de exposição ao calor). Para evitar esses problemas, o médico indica evitar o sol diretamente na pele, fazer atividades externas apenas até 10h e após o sol se pôr, sempre que possível, usar roupas leves e proteção na cabeça, além de tomar banhos mais frequentes. A hidratação deve ser feita, mas não em demasia, podendo ser controlado pela transparência da urina.

A busca pelos serviços de saúde, segundo o médico, deve ser feita apenas nos casos mais graves de febre alta ou desmaios. Em caso de sintomas leves, como náuseas, Barcelos explica que os cuidados podem ser feitos em casa, como fazer repouso e aumentar a ventilação. “A pessoa também pode buscar molhar a pele com uma toalha no pescoço, cabeça, axila ou pernas. A evaporação da água faz a temperatura baixar e dá uma sensação e bem-estar”, aconselha o médico.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895