Quintão sofre com falta de guaritas e salva-vidas neste veraneio

Quintão sofre com falta de guaritas e salva-vidas neste veraneio

Situação é reconhecida pelo Tenente Luciano Duarte, comandante do pelotão na praia do Litoral Norte gaúcho

Chico Izidro

Falta de guaritas e salva-vidas é um problema enfrentado em Quintão

publicidade

Quintão está sofrendo com a falta de guaritas e guarda-vidas neste veraneio. A situação é reconhecida pelo Tenente Luciano Duarte, comandante do pelotão na praia do Litoral Norte gaúcho. De acordo com ele, o governo do estado encaminhou desde o final do ano passado o reforço de homens para o local, além da manutenção, construção e colocação novas guaritas. "Atualmente, trabalhamos com 32 guarda-vidas, entre militares e civis, e precisaríamos de pelo menos 51 para cobrir toda a área", disse. 

O oficial conta ainda que também foram encontrados problemas nas guaritas. "As nossas guaritas aqui eram antigas.  Feitas de concreto ainda, e estavam desgastadas. E o que que aconteceu em 2022 no primeiro dia da operação? Uma delas desabou", recordou. O tenente explicou, então, ter sido feita uma avaliação de risco de todas as outras, sendo constatado de que a estrutura da maioria delas estava comprometida. "Então as guaritas foram demolidas, sendo construídas guaritas de madeira, no estilo padrão. Mas no final da temporada passada, elas foram recolhidas", disse. Ele prossegue, afirmando que elas deveriam ter sido instaladas novamente esse ano. "Como o Corpo de Bombeiros exige uma guarita padronizada, que garanta uma segurança para os guarda-vidas e que eles não fiquem expostos as intempéries, acabou ocorrendo uma demora na instalação. São várias características na construção", destacou.

Conforme o tenente Dutra, a prefeitura local fez um processo de licitação para a construção dessas novas guaritas. "O processo de construção ainda está em andamento, porém nos próximos dias já vão ser instaladas mais três guaritas”, garantiu. “São 13 guaritas, e estamos com seis ativadas. Aí serão nove, ficando mais quatro para serem colocadas no balneário”, enumerou. “Existe a expectativa de elas serem instaladas o mais rápido possível", garantiu. 

Existe, porém, um detalhe na localização dessas guaritas. "Elas ficarão numa área central de Quintão, onde os banhos são balizados, ou seja, locais seguros, que a gente recomenda para os veranistas", destacou. O oficial pediu que o pessoal se desloque para esta área de Quintão, preocupado com a sua segurança. Nas áreas afastadas, foram colocadas placas com um aviso de que no local existe o risco de morte e a solicitação de que as pessoas fiquem em pontos observados por guarda-vidas. "As pessoas viajam vários quilômetros, para chegar aqui. Às vezes 100, 200, 300 quilômetros, né? Então que andem mais quinhentos metros, mil metros e venham até os locais seguros, onde estão serão observadas pelos guarda-vidas", pediu. "Que são essas guaritas com os guarda-vidas, esses são os locais balizados", explicou. Ele ressaltou que dos sete quilômetros de extensão da praia, três deles são balizados. 

Em relação aos guarda-vidas, Duarte disse que o Corpo de Bombeiros está com um processo de formação de mais de 240 guarda-vidas civis. Que devem assumir nesta segunda-feira, dia 9. "Então eles vão ser disponibilizados para as praias. E  provavelmente neste próximo final de semana, nós vamos estar com quase que a totalidade das guaritas funcionando em todo o litoral. Muito legal", vibrou. "Mas enquanto isso não ocorre, as pessoas devem se preocupar com a segurança. O nosso mar é o mais perigoso de todo o Brasil. E reforço, a gente não recomenda que as pessoas tomem banho em local não balizado. Aguardem, tenham paciência, e venham atrás dos pontos seguros. Logo estará tudo normalizado", finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895