Recreacionista conhecido como "O Professor" alegra hóspedes em hotel de Imbé

Recreacionista conhecido como "O Professor" alegra hóspedes em hotel de Imbé

Ronaldo Cardoso é recreacionista e orientador físico no Hotel Fazenda Figueiras desde 2005

Chico Izidro

Ronaldo Cardoso Batista é mais conhecido por todos como "O Professor"

publicidade

Quem se hospeda no Hotel Fazenda Figueiras, em Imbé, costuma ser surpreendido por um cara baixinho, bem-humorado, de passos largos, andando pelos corredores, chamando todos para fazer alguma prática esportiva. Ele é Ronaldo Cardoso Batista, mais conhecido por todos como "O Professor", recreacionista e orientador físico no estabelecimento nas temporadas de verão desde 2005. "Quando me chamam de professor, acho um momento mágico. Gratificante. Dá um ânimo de valorização, de continuar trabalhando. Também vejo como um sinal de respeito à profissão, afirmou ele.

Natural de Tramandaí, Ronaldo está com 44 anos. "Na realidade, sou de Imbé mesmo, mas não havia hospital aqui, então nasci e fui registrado aqui do lado", recorda. Quando fazia a faculdade de educação física em Osório, na Facos, ele trabalhava em uma empresa de ônibus, e um amigo, Juliano, o convidou para trabalhar no hotel. Então quando se deu conta, já passaram 17 anos.

"Aqui eu me encontrei. O hotel é fora de série, os patrões nos tratam como se fossemos uma família", elogiou Ronaldo, que também é professor na Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio, também em Imbé. "Mas aqui uma das vantagens é que oriento um público variado, sempre se renovando, e que gosta das atividades que proponho", diz ele, que dá aulas de futsete, futsal, basquete, tênis, paddle e caminhadas orientadas.

Ronaldo conta que já foi dono de uma academia de ginástica e professor de uma escolinha de futebol em Imbé. "Aqui, no entanto, tenho mais liberdade para propor minhas ideias, e o espaço físico, com quadras de vários tipos para a prática de esportes é excelente", registrou.

Entusiasta dos esportes desde pequeno, sempre se imaginou orientando outras pessoas. "Jogava futebol, vôlei, só não dava o basquete por causa do tamanho", brinca o gremista fanático, que garantiu ter ficado chateado com o rebaixamento do time no Brasileirão passado.

"Mas é a realidade, um dia vai aparecer o motivo de um time milionário ter caído", espera Ronaldo, agora também professor de ensino religioso, e casado há 24 anos com a namorada de adolescência Isabel, com quem tem quatro filhos: Ronald, 20 anos, Robert, 17, Isadora, 4 e Bernardo, 1 ano e 4 meses.

"Quando eu me imaginava avô, virei pai de novo", diverte-se ele, que sonha em ver Robert se tornar jogador de futebol profissional. "Ele já esteve no Aimoré, Juventude e jogou no sub-14 da ALAF (Associação Lajeado de Futsal). A gente projeta ele conseguindo o objetivo", finaliza o Professor, correndo para ensinar futebol para alguns garotos no ginásio do hotel.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895