Rio Grande do Sul abre semana entre as áreas mais quentes do mundo, relata MetSul

Rio Grande do Sul abre semana entre as áreas mais quentes do mundo, relata MetSul

Bairros de Porto Alegre poderão registrar temperaturas acima de 40ºC nesta segunda

Correio do Povo

publicidade

O Rio Grande do Sul viverá uma segunda-feira de extremo calor, com marcas que poderão ficar acima dos 40ºC em Porto Alegre em diversos municípios do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, dados de modelos numéricos internacionais colocam o território gaúcho, nesta semana, entre as áreas mais quentes do mundo, ao lado do Centro da Argentina, Uruguai, zonas da África subsaariana e parte da Austrália. 

Conforme a MetSul, as altas temperaturas no Rio Grande do Sul ocorrem por efeito de uma bolha de calor. O fenômeno colocará grande parte das cidades gaúchas com marcas acima de 35ºC à tarde, enquanto em outros locais, incluindo bairros da Capital, os termômetros registrarão mais de 40ºC.

Na região Metropolitana e nos vales, as máximas em diversos pontos ficarão entre 39ºC e 41ºC. O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Bagé, Pelotas, Jaguarão e Rio Grande, por exemplo. Ondas de calor como esta são a principal causa de mortes relacionadas ao tempo nos Estados Unidos, não as tempestades de vento e inundações. 

Argentina caliente 

Assim como o Rio Grande do Sul, parte da Argentina também vive uma condição de extremo calor neste início da semana. A noite desse domingo e a madrugada dessa segunda-feira foram de temperaturas acima de 30ºC em todo o período. Segundo dados da estação da estação de referência da capital argentina, em Villa Ortúzar, a temperatura às 21h do domingo era de 34,5ºC. 

A MetSul relatou que várias cidades da Argentina tiveram recordes de temperatura máxima para o mês de fevereiro ontem. A lista inclui Dolores (40,3ºC), Ezeiza (39,6ºC), La Plata (39,5ºC), Punta Indio (39,2ºC), Tandil (38,1ºC), Pehuajo (40,6ºC), El Palomar (39,5ºC), Villa Gesel (39,5ºC) e Paraná (39,9ºC).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895