RS anuncia Operação Verão Total com foco na Covid-19

RS anuncia Operação Verão Total com foco na Covid-19

Ações terão início neste sábado no litoral gaúcho e seguem até 28 de fevereiro 


Correio do Povo

Governo fará o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho

publicidade

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento da Operação RS Verão Total 2020/2021, com foco na prevenção à Covid-19 durante o veraneio no Estado. A partir deste sábado, dia 19, terão início as ações direcionadas à segurança da população como reforço de policiais, salva-vidas, fiscalização nas estradas, monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos em balneários e praias, entre outros serviços. 

Até o dia 28 de fevereiro, o governo fará o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho, além de águas doces. "A temporada de veraneio que está chegando será muito diferente, diante da pandemia que estamos vivendo. Por isso, o governo do Estado decidiu intensificar ações para que todos possam ter um verão mais seguro, seja no litoral, nas praias de água doce, nas estradas, enfim, onde os cidadãos gaúchos e os turistas que nos visitam estiverem”, afirmou o governador Eduardo Leite no vídeo de lançamento da Operação. 

Entre as medidas da Operação RS Verão Total estão a antecipação para este ano de R$ 6 milhões para reforçar o enfrentamento à Covid-19 em 46 municípios dos litorais norte e sul, da Serra e da Fronteira, que terão aumento de fluxo ao longo dos próximos meses. De acordo com o governo, o objetivo é garantir o atendimento em unidades básicas de saúde, hospitais e Samu e de ações de prevenção ao contágio do coronavírus.

O governo também lançou hoje a campanha #TeCuidaRSnoVerão, que é um desdobramento do #TeCuidaRS voltada especificamente à conscientização a respeito dos cuidados que os veranistas devem seguir em meio à pandemia. "Nosso foco principal é na conscientização a respeito dos protocolos sanitários: o que pode, o que não pode, enfim, os cuidados que os veranistas precisam ter para garantir a segurança de si mesmos, de amigos, familiares e de todos”, afirmou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira. 

"Precisamos que vocês comprem essa ideia e adotem os cuidados necessários para evitarmos a proliferação do vírus, e para que passemos por esse veraneio com o mínimo de intercorrências: usem máscara, lavem as mãos, mantenham o distanciamento físico. É um esforço importante e necessário nesse momento atípico, para que possamos voltar a ter alguma normalidade em um futuro próximo”, reforçou Leite.

Principais regras para os veranistas 

Segundo o governo, as medidas são válidas para locais públicos abertos, sem controle de acesso, como ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares. 

• Proibido permanência. É permitido apenas circulação e realização de exercícios físicos*
• Distanciamento interpessoal mínimo de 1m
• Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz

*Na bandeira vermelha, um decreto municipal poderá autorizar a permanência nos locais desde que conte com mecanismos para viabilizar a fiscalização e coibir aglomeração.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895