Tradição do verão, Cavalgada do Mar já percorre as areias do litoral Norte gaúcho

Tradição do verão, Cavalgada do Mar já percorre as areias do litoral Norte gaúcho

Neste primeiro dia, grupo completará 39 quilômetros até o acampamento número 1, em Arroio do Sal

Cristiano Abreu

Cavaleiros chegaram na beira de areia em Itapeva por volta das 10h

publicidade

Mais de 3,5 mil cavaleiros iniciaram na manhã deste sábado a 38ª Cavalgada do Mar. O primeiro percurso, de 39 quilômetros, iniciou no CTG Porteira Gaúcha, em Torres, por volta das 7h30min e se encerra à tarde em Arroio do Sal, onde os participantes ficarão acampados até a manhã deste domingo.
O grupo de cavaleiros chegou à beira do mar pouco depois das 10h, pela praia de Itapeva, que este ano foi o ponto de entrada na faixa de areia, uma vez que a antiga passagem pelo Parque da Guarita não foi permitida.
Os veranistas do local gostaram da surpresa. “Eles sempre passam pela beira, neste ano foi diferente ver chegando por outro lado” contou a cuidadora de idosos Marli Azevedo Cunha, 37 anos.

Banhistas assistem passagem dos cavaleiros em Itapeva | Foto: Mauro Schaefer

Itapeva também foi o primeiro ponto de descanso e hidratação dos cavalos. E na família Cardozo, tal tarefa ficou sob a responsabilidade do pequeno Everton, de 8 anos. “É a primeira cavalgada dele, já vai se habituando a conviver e tratar bem os animais”, diz o pai do garoto, Roberto Mendez Cardozo, 46 ​​anos.

Ao todo, serão 330 quilômetros e oito dias de jornada, percorrendo as principais praias do litoral norte gaúcho, como Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal. A Cavalgada do Mar 2024 termina no dia 10 de fevereiro, em Palmares do Sul, onde ocorrerá a festa de encerramento da edição.

O evento tradicional é realizado pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar. Além dos acampamentos itinerantes, serão realizadas celebrações, competições campeiras e homenagens em cada parada. Haverá também concurso de declamação de poesias, com premiação três dos primeiros apresentados.

De acordo com o presidente do Instituto, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, este momento é de homenagem ao homem do campo. “Um dos objetivos é valorizar aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destaca o presidente.

“É uma história sendo preservada e, ao mesmo tempo, ganhando vida nos corações de turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte. É turismo, tradição e companheirismo", ressaltou Pellizzer.

Programação:

  • 2 de fevereiro - Concentração
  • 3 de fevereiro - Partida Torres-Arroio do Sal
  • 4 de fevereiro - Partida Arroio do Sal - Capão da Canoa - CTG João Sobrinho
  • 5 de fevereiro - Partida Capão da Canoa - Imbé - Parque de Eventos Santa Terezinha
  • 7 de fevereiro - Partida Imbé – Tramandaí - Parque Municipal de Eventos
  • 8 de fevereiro - Partida Tramandaí- Cidreira- Farol de Salinas
  • 9 de fevereiro - Partida Cidreira - Palmares do Sul - Rei do Peixe
  • 10 de fevereiro - Palmares do Sul intervalo de encerramento

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895