Tramandaí inaugura o programa Zona Segura

Tramandaí inaugura o programa Zona Segura

Câmeras de monitoramento serão instaladas na entrada e nos principais pontos de movimentação na cidade

Christian Bueller

Solenidade na prefeitura de Tramandaí marcou a inauguração do Programa Zona Segura

publicidade

Uma solenidade na prefeitura de Tramandaí, realizada nesta quarta-feira, marcou a inauguração do Programa Zona Segura na cidade. Serão instaladas seis câmeras de monitoramento com uma luz giratória que, por meio de cores, vão indicar se o local está em tranquilidade ou se está ocorrendo alguma ação que possa trazer risco à população, como crimes, incêndios ou desastres naturais. O idealizador do projeto, deputado estadual tenente-coronel Zucco (PSL), esteve presente.

“Queremos atrair os clientes e afastar os criminosos, trazendo a sensação de segurança a moradores e veranistas, de Tramandaí e outras cidades do litoral. Os bandidos se sentirão vigiados”, frisou Zucco. É o segundo município gaúcho a receber o programa, depois de Lajeado. Se o local estiver seguro a luz de LED azul será emitida e, em caso de sinistros, uma luz vermelha ficará em destaque. “Nas cidades que utilizam este sistema, que também pode utilizar um alto-falante ou sirene, os índices de criminalidade diminuíram”, informou o parlamentar.

Zucco ressaltou que, por trás do monitoramento, “tem um homem que opera”. “O Zona Segura foi um programa muito bem aceito pelos municípios. No caso de Tramandaí, o prefeito Luiz Carlos Gauto, tenente-coronel da reserva da Brigada Militar, sabe do assunto, e logo abraçou o projeto”, elogiou. “Somos de diferentes siglas, mas estamos no mesmo objetivo, de ajudar a sociedade gaúcha”, reiterou Zucco, adiantando a sua mudança de partido, ainda sem divulgar para qual irá.

Foto: Guilherme Almeida

O secretário municipal de Segurança, Direitos Humanos e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro, explicou o funcionamento do sistema, instalada pela empresa DGT. “É como um giroflex de viaturas que funcionará na prevenção de crimes. É a inversão da lógica dos crimes em que as câmeras apenas filmavam o que acontecia”, lembrou. Claudiomir ressaltou as ações recentes na área de segurança em Tramandaí.

Tramandaí também adquiriu veículos e armamentos, como salientou o prefeito Gauto (PP). “É mais um equipamento que vai beneficiar a comunidade que, com a visualização das cores, poderá ter um olhar diferenciado”, explicou. “Nos últimos quatro anos, ampliamos e qualificamos a Guarda Municipal que hoje atua armada. Inauguramos uma Central de Videomonitoramento na nova sede da GM com 32 câmeras espalhadas pela cidade”, ressaltou o prefeito.

As câmeras do Programa Zona Segura serão instaladas inicialmente nas entradas do município e também nos locais de maior movimentação de pessoas.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895